Seguro de vida empresarial: por que não depender somente dele?
Embora seja uma ferramenta importante diante de uma série de imprevistos, um seguro de vida empresarial apresenta algumas limitações, principalmente quando comparado ao pessoal. Por isso, não é boa ideia depender apenas dele.
Você precisa saber quais as diferenças entre ambas as opções e o que cada uma delas oferece para ter certeza de que as coberturas asseguradas são compatíveis com sua necessidade. Prossiga com a leitura para se aprofundar nesse assunto tão importante!
O seguro de vida empresarial funciona igual ao pessoal?
O seguro de vida empresarial é uma forma de seguro em grupo, contratado principalmente por empresas, que fornecem uma cobertura como benefício ao time de colaboradores. Ele pode se restringir às coberturas mais básicas ou incluir também proteção contra acidentes.
Com isso, a empresa concede aos seus colaboradores uma proteção financeira, que pode ser estendida a seu cônjuge e filho, garantindo pagamento de uma indenização em caso de morte, acidente ou invalidez (temporária ou permanente).
O oferecimento desse tipo de seguro é um excelente incentivo para os funcionários e ajuda a tornar as vagas nas empresas mais atrativas. Quem segue o caminho do empreendedorismo sabe como pode ser difícil reter talentos, assim, qualquer benefício a mais é sempre bem-vindo.
Em quais situações o seguro de vida empresarial é válido?
Esse tipo de seguro para empresário, que busca proteger todos os envolvidos no negócio, costuma cobrir mortes, acidentes e invalidez permanente, ou temporária, por doença ou acidente.
Além desses itens mais básicos, muitas seguradoras oferecem serviços adicionais interessantes para os colaboradores, como cobertura para os filhos e cônjuge ou mesmo o suporte necessário durante a recuperação de um acidente ou doenças.
Na hora de contratar um seguro dessa categoria, o empreendedor deve ficar atento a todas as condições impostas pela seguradora, principalmente aquelas que envolvem requisitos mínimos para oferecer a proteção aos funcionários.
Por que não depender apenas desse seguro?
Ainda que seja um benefício muito valioso, do ponto de vista individual o ideal é não contar apenas com o seguro de vida empresarial. Em muitos casos, sua cobertura é limitada e restrita a poucas situações.
Além disso, caso saia da empresa, o segurado não poderá mais contar com esse plano, a não ser que opte por custear integralmente os valores.
Já os seguros de vida individuais permitem uma personalização maior e dão ao segurado mais estabilidade. Além da oportunidade de acrescentar coberturas que fazem toda a diferença diante de momentos difíceis. Incluindo assistência funeral, diária de internação hospitalar e coberturas de despesas médicas.
Qual a importância de fazer investimentos para assegurar a segurança da família?
Quem deseja garantir bem-estar para si próprio e para os familiares, não deve depender apenas de um emprego. Portanto, de um seguro de vida empresarial. É importante ampliar seu leque de investimentos para amparar os entes queridos em momentos de dificuldade.
São diversas opções que vão desde a manutenção de uma reserva financeira até eventuais planos de previdência privada, aplicações em renda fixa e qualquer outro tipo de ativo que contribua com a construção do seu patrimônio.
Nessas horas, avalie com cuidado quais são seus objetivos no curto, médio e longo prazo, bem como qual o seu perfil de investidor. Tal avaliação ajudará na escolha das melhores aplicações, sem que seu bolso corra riscos desnecessários.
Como você viu ao longo deste conteúdo, para aproveitar a vida de uma forma mais tranquila, com o resguardo necessário para contornar as situações desagradáveis geradas por imprevistos dos mais diversos tipos, a melhor opção é não depender apenas de um seguro de vida empresarial.
Tem dúvidas sobre o seguro de vida empresarial, tipos de cobertura, benefícios de contratar um plano, entre outros? Então baixe gratuitamente nosso guia completo para proteger você e na sua família!