O que é Declaração Pessoal de Saúde e quando é utilizada?
Contratar um seguro de vida é cada vez mais fácil e prático para quem quer se resguardar. No entanto, alguns documentos ainda são bastante importantes nesse processo e exigem atenção dos beneficiários. Um exemplo disso é a Declaração Pessoal de Saúde, ou DPS.
Quer entender melhor sobre esse registro e como ele se relaciona com a contratação de um bom seguro de vida? Nós fizemos um guia rápido sobre o assunto. Acompanhe!
O que é a Declaração Pessoal de Saúde?
A Declaração Pessoal de Saúde, ou DPS, é um documento que pode ser solicitado durante a contratação de um seguro de vida. O objetivo é informar à seguradora o estado de saúde atual e doenças pré-existentes do cliente para que seja realizada a análise de aceitação do seguro.
Geralmente, a DPS se apresenta em formato de formulário e compreende perguntas gerais e específicas sobre estilo de vida e condições de saúde do cliente, devendo ser respondida de maneira idônea e completa.
Como o contratante utiliza a DPS no processo de contratação de seguro?
A Declaração Pessoal de Saúde é um dos documentos mais importantes na relação entre seguradora e segurado. Afinal, ela vai determinar pontos importantes do contrato e pode servir de evidência legal no futuro.
Do lado do segurado, a DPS é uma garantia. A empresa não poderá recusar a ele o pagamento de indenizações ou despesas previstas no contrato em caso de ocorrências previstas em contrato.
Do lado da seguradora, ela pode se recusar ou até quebrar o contrato unilateralmente em situações em que fique provada a omissão ou fraude na solicitação dessas informações.
O que a DPS pode perguntar?
Exatamente pela importância da Declaração Pessoal de Saúde, a pessoa precisa ter cuidado na hora de preencher. Mesmo que não seja uma intenção de má-fé, algumas questões mal respondidas podem gerar dores de cabeça no futuro.
É importante entender que o objetivo da DPS não é constranger ou dificultar o acesso a um seguro de vida. É um documento importante para que as duas partes se resguardem e garantam sua idoneidade.
Em suma, tenha o máximo de sinceridade nessas questões. Então, serão perguntas sobre doenças e lesões pré-existentes, uso de medicamentos controlados, fatores de risco, hábitos de vida e histórico familiar em certas condições geneticamente influenciadas.
Nenhuma dessas questões visa negar um contrato ou tentar empurrar um plano diferente. É a forma que a seguradora tem de avaliar seu perfil e sugerir as melhores opções para você e seus entes queridos.
Portanto, não precisa ter medo sobre o documento. A Declaração Pessoal de Saúde é um registro importante para assegurar seu futuro.
E que tal, além de contar com o melhor seguro de vida, ter ajuda especializada para guiar esse processo? Visite o site da MAG Seguros e conheça nossos planos! Ou se preferir faça uma simulação personalizada ao clicar na imagem abaixo: