Como conquistar a independência financeira?
De que adianta ganhar muito dinheiro e não ter qualidade de vida para desfrutar dos prazeres que ele pode proporcionar? Para o planejador financeiro, Jansen da Costa, essa deve ser uma das principais preocupações em torno do tema educação financeira: saber administrar de o dinheiro de forma eficiente é fazer com ele trabalhe para você e não o contrário, ou seja, é conseguir conquistar a independência financeira tão sonhada.
O que é educação financeira?
Diferente do que muitos pensam uma pessoa educada financeiramente é aquela que não pensa apenas em aprender a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro.
A educação financeira está muito mais relacionada à ideia garantir a segurança financeira necessária para aproveitar os prazeres da vida e ao mesmo tempo obter uma garantia para eventuais imprevistos.
O que é qualidade de vida?
Qualidade de vida significa conseguir aproveitar seu tempo da melhor forma possível, tentando sempre estar próximo às pessoas que realmente são importantes para você e ainda estar em equilíbrio com os cinco tipos de saúde existentes: mental, relacionamento, espiritual, econômica e física.
Educação financeira + qualidade de vida = independência financeira
Para conquistar independência financeira, todos os seus custos mensais devem estar cobertos pelo rendimento dos seus investimentos. Isso significa que a sua renda passiva do mês – ganhos indiretos com aluguéis, juros, lucros, entre outros – é maior do que o custo das despesas mensais .
“O IRP (Índice de Riqueza Pessoal) é bom indicador para nos alertar o quanto estamos distantes ou próximos desta realidade. Para calculá-lo, basta dividir a renda passiva gerada pelo total das despesas mensais”, explica Jansen.
Planejamento financeiro: como fazer
Já deu para ver que seu IRP é distante do ideal? Então, como fazer para chegar lá? A resposta é: planejamento financeiro!
Uma estratégia para estabelecer uma Jornada Financeira equilibrada e bem sucedida ao longo da vida é imaginar uma escada com quatro degraus que devem ser subidos, ordenadamente, da seguinte forma:
- Trabalho: conquistar o primeiro degrau significa o mesmo que garantir a sua capacidade de gerar renda através do trabalho.
- Gerenciamento de risco: alcançar esse degrau significa ter possibilidade de utilizar instrumentos que protegem sua renda caso ela seja interrompida por imprevistos alheios à vontade, tais como doenças, invalidez ou mesmo morte. Para esse fim os seguros de vida são os produtos mais indicados.
- Acumulação: chegar até esse ponto da escada é contar com a capacidade de gerar patrimônio. Ou seja, usar o que sobra do salário – já descontada as necessidades diárias e o custo da gestão de risco – para acumular investimentos.
- Conquistas: o último degrau da escada é o espaço da realização dos sonhos, das conquistas e do aproveitamento de uma boa aposentadoria.
E como colocar esses conceitos em prática? Assista ao vídeo abaixo e aprenda com Jansen da Costa o processo do PDCA – Planejar, Executar, Controlar e Agir – para construir a sua Jornada Financeira.
Se você gostaria de saber mais sobre como planejar melhor as suas finanças, pode acessar o site da corretora Fatorial Investimentos – parceira da XP Investimentos.