Dicas e cuidados para viajar na terceira idade
O Brasil será o sexto país em número de idosos em 2025, com 32 milhões de pessoas acima dos 60 anos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
E pode ser de avião ou de navio, dentro ou fora do país, o que eles querem é viajar. Uma pesquisa da Fundação Instituto de Administração sobre hábitos de turismo na terceira idade revelou que 32,9% das pessoas acima de 60 anos viajam de duas a três vezes ao ano e 46,7% ficam menos de sete dias nos locais escolhidos. De olho nisso, as agências de turismo criaram pacotes específicos para esse público.
Foi, também, de olho nessa estatística que o governo brasileiro o Viaja Mais Melhor Idade para incentivar o turismo e a inclusão social para aposentados e pensionistas a partir dos 60 anos. O programa oferece descontos e outras vantagens.
Mas, antes de embarcar, independente do destino escolhido, é preciso tomar alguns cuidados. Confira os principais os cuidados antes de viajar na melhor idade e programar as férias dos sonhos.
Faça um check up
Antes de qualquer mudança na sua rotina, é ideal sempre consultar o seu médico, para um rápido check up antes da viagem. Certifique-se também que você comprou todos os remédios que vai precisar, na quantidade adequada e de que está levando a receita médica.
Pense na bagagem
A primeira providência é a escolha das malas. Compre as mais leves e com rodinhas. Economize nas roupas. Para a mala não ficar pesada, leve algumas peças coringas que irão combinar com tudo. Tenha na bagagem de mão uma muda de roupa em caso de extravio de bagagem.
Lembre-se também de separar seus documentos em uma pasta, incluindo vouchers de hotel e passagens para ficar mais fácil na hora de embarcar.
Cuide da alimentação
Hábitos alimentares são diferentes em cada lugar e você pode não estar acostumado ao tipo de comida local. Portanto, dê preferência a alimentos leves e beba muita água para não desidratar.
Escolha uma programação tranquila
Escolha uma programação pensando sempre nas suas limitações. Para aproveitar melhor a sua viagem, não sobrecarregue o seu passeio diário. Se você optar por não viajar com uma excursão ou com um grupo, leve sempre alguém com você.
Fique atento a outros cuidados indispensáveis
Outra dica é tomar muito cuidado com o sol, use sempre protetor solar mesmo em passeios pela cidade. Além disso, não fique parado por longos períodos, caminhar ajuda na circulação sanguínea. E se não for com uma excursão ou com um grupo, leve sempre alguém com você.
Lembre-se da sua segurança
Pensar na sua segurança é fundamental. As empresas turísticas, em geral, oferecem um seguro-saúde complementar ao pacote turístico. Mas antes de contratar esse serviço, é importante verificar se o seu cartão de crédito ou o seu seguro disponibilizam para você uma assistência viagem.