Como organizar a rotina familiar durante a quarentena?
As medidas de isolamento social necessárias à desaceleração do contágio pelo coronavírus exigiram readaptação drástica da rotina familiar.
Com todos em casa em tempo integral, foi preciso descobrir novas formas de equilibrar exigências do trabalho home office, atividades domésticas e cuidados com a educação das crianças.
A convivência familiar, além disso, deixou mais intensa a relação entre os membros, o que demanda compreensão acerca do momento delicado.
A fim de amenizar as tensões do dia a dia, também se tornou indispensável estabelecer uma rotina familiar. Assim, todos conseguem exercer suas atividades normalmente e cooperam para a harmonia, convivendo sem estresse.
Pensando nisso, elencamos alguns esclarecimentos sobre a importância de estabelecer um cronograma e como desenvolvê-lo de acordo com as suas necessidades.
Por que a rotina familiar na quarentena é importante?
Trabalho home office, tarefas de casa das crianças, atividades do lar e outras atribuições acumulam-se, durante a quarentena, em dias monótonos confinados no lar.
A ansiedade em tempos de crise para dar conta de todas essas funções pode tornar o convívio familiar conflituoso. Por isso, é fundamental estabelecer uma rotina com o objetivo de lidar com as condições atípicas e tornar o convívio mais fácil.
Com um cronograma fixado, os membros poderão conciliar todas as tarefas pendentes, evitar o acúmulo de obrigações e, ainda, reservar um tempo a ser dedicado ao lazer para cuidar da saúde mental e emocional.
A desorganização, por outro lado, costuma causar ainda mais irritabilidade, inclusive nas crianças, que também sentem tensão e insegurança diante desse contexto e não sabem como dispor o tempo que têm.
Com calma e paciência, entretanto, é possível estabelecer regras do lar e administrar toda a movimentação da casa até que cesse o risco de contágio pelo novo coronavírus.
Como evitar a desorganização da rotina?
Mesmo tendo consciência da importância da rotina da casa, nem sempre estabelecer essa organização é tarefa fácil. Nesse sentido, vale seguir algumas dicas.
Primeiramente, é preciso perceber as necessidades de cada um. Pode ser, por exemplo, que as crianças tenham aulas apenas no período da manhã, enquanto outros precisam trabalhar.
Isso será importante para verificar o horário que cada integrante precisa reservar no dia e para distribuir outras tarefas da casa, como limpeza dos cômodos e auxílio no preparo das refeições.
É fundamental, ainda, desenvolver uma tabela com os horários de cada um. O ideal é que algumas atividades, como o estudo, sejam conciliadas para manter o silêncio da casa nos momentos em que é preciso se concentrar.
Lembre-se também de estabelecer horários para acordar e dormir e oriente as crianças no sentido de evitar a procrastinação e o acúmulo de tarefas.
Qual a melhor forma de organizar a rotina familiar?
Para organizar a rotina da casa de forma harmoniosa, é importante ter atenção a alguns tópicos. Confira quais são eles!
Respeite os horários de refeições
Um dos reflexos imediatos das mudanças drásticas na rotina é a desorganização dos horários de refeição.
Além de ser prejudicial à saúde, no entanto, essa atitude pode acentuar ainda mais a sensação de anormalidade em relação à quarentena.
Portanto, busque ao máximo manter os momentos de alimentação, preferencialmente com a família reunida. Para retomar essa rotina, divida com quem mora com você as responsabilidades na cozinha.
Defina momentos para atividades específicas
Diante de tantas tarefas para concluir ao longo do dia, como home office e acompanhamento da educação das crianças, é importante delimitar horários dedicados a cada atividade — buscando disciplinar toda a família.
Para tanto, verifique os melhores momentos para cada obrigação específica, reservando períodos do dia para o estudo, para os compromissos com a casa e para a convivência em família. Afinal, é importante equilibrar obrigação e lazer.
Tenha paciência com o seu núcleo familiar
Organizar-se em tempos de crise exige um período de adaptação até que se consolide uma rotina familiar regrada. É importante entender que isso faz parte do processo e não significa necessariamente um problema.
Encarar os desafios como oportunidade de aprender em conjunto é fundamental para evitar desentendimentos na família e conflitos motivados pela convivência intensa.
Por essa razão, tenha paciência com todos e busque conscientizá-los da importância de se organizar e seguir horários.
Aproveite a oportunidade para ter bons momentos
Outra dica para organizar uma rotina equilibrada é aproveitar horários livres e construir boas memórias com a família.
Isso tornará a relação na quarentena mais leve e, inclusive, ajudará a evitar o estresse que pode atrapalhar a produtividade.
Opte, por exemplo, por reservar momentos para fazer exercícios físicos em conjunto ou, ainda, organizar uma noite de filme e pipoca.
Sem dúvidas, isso será importante para que adultos e crianças aliviem a tensão trazida pelo momento.
Conte com apoio para as atividades domésticas
Conte, também, com o apoio de todos nas atividades domésticas. Afinal, tomar para si ou deixar a cargo de uma única pessoa todas as obrigações da casa poderá causar ainda mais frustração.
Assim, crie um cronograma de revezamento de tarefas entre os integrantes, como lavar louça, limpar o chão e organizar os quartos.
Para os pequenos, pode-se definir medidas simples, como arrumar a cama diariamente. Além de tornar mais leve o dia a dia, isso despertará o sentimento de colaboração e promoverá um ambiente mais amigável e ordenado.
A pandemia, sem dúvidas, tem transformado a rotina familiar da população. Apesar de qualquer frustração que o isolamento social possa causar, trata-se de uma medida eficaz e indispensável ao cuidado de si mesmo e à proteção familiar e de toda a sociedade. É necessário, por essa razão, ouvir as autoridades sanitárias e respeitar a quarentena.
Para tornar o convívio em casa mais leve e atravessar por esse período difícil sem estresse, vale estabelecer uma rotina familiar de modo a retomar as atividades indispensáveis, como trabalho e estudo.
Um dia a dia mais regrado, além disso, permitirá afastar o estranhamento em relação à quarentena, reduzir a irritabilidade causada pela inércia e amenizar a ansiedade que a condição possa gerar.
E então? Gostou das nossas dicas? Como você viu, o trabalho em home office durante a quarenta afetou bastante a rotina familiar. Confira nossas 6 dicas e saiba como conciliar home office com filhos pequenos!