Como o cenário econômico influencia nos investimentos?

logo mag seguros Por MAG Seguros
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 6 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 26/07/2023 | Atualizado em 26/07/2023

Você sabe o que é o cenário econômico e como ele interfere nos investimentos? Saiba mais!

O cenário econômico influencia fortemente a nossa vida. De uma hora para a outra, fatores como o nosso poder de compra e até mesmo a maneira de guardar dinheiro podem ser completamente alterados por conta de influências que estão bem fora do nosso controle.

Além disso, o cenário da economia pode interferir em nossos investimentos, fazendo com que eles fiquem mais ou menos rentáveis. E esse é um ponto que costuma dar um nó na mente de muitas pessoas, sejam elas iniciantes ou um pouco mais experientes no assunto.

Se você faz parte do grupo que não entendeu muito bem como o contexto econômico pode influenciar o modo de investir, continue a leitura para saber mais sobre o assunto! Aproveite, também, para conhecer algumas dicas para não errar nesse momento. Vamos lá?

O que é cenário econômico?

O primeiro passo para entendermos todo esse assunto é compreender o significado de cenário econômico. De modo mais técnico, esse conceito corresponde à análise de indicadores e projeções que podem interferir na economia de forma macro. Ou seja, atingindo diversos setores até chegar ao consumidor comum.

Em outras palavras, o cenário econômico é um conceito que envolve a influência de diversos pontos na vida das pessoas.

Por exemplo: uma guerra pode fazer com que aconteça uma queda nas importações, gerando uma reação em cadeia, reduzindo a produção em diversos países e mudando o cenário econômico.

Um bom exemplo recente disso não envolve um combate, mas sim uma doença. A Covid-19 alterou todo o cenário econômico mundial ao fazer com que a economia mudasse de ritmo. Afinal, as pessoas precisaram ficar em casa devido às medidas de distanciamento social.

Isso fez com que uma recessão se instalasse, com efeitos que ainda são sentidos anos depois, em várias esferas da sociedade.

Quais são as características do cenário econômico?

Cada cenário econômico traz as suas próprias características, levando em consideração fatores como:

  • contexto social;
  • produtos que são importados ou exportados;
  • PIB do país;
  • relações da nação com outros países;
  • pirâmide etária de cada nação;
  • investimentos em áreas como saúde e educação.

Além disso, como vimos, esses cenários podem mudar muito rapidamente por conta de fatores externos que estão, muitas vezes, longe do controle de cada governo.

Quais os indicadores do cenário econômico?

Confira, agora, alguns dos principais indicativos da economia!

Selic

A taxa Selic é um indicador relacionado com a taxa de juros do país. Geralmente, quando ela está baixa, há um indicativo de que a economia está aquecida. 

IPCA

IPCA é a sigla para Índice de Preços ao Consumidor Amplo e mostra, como o nome diz, a inflação do país. Altas inflações diminuem o poder de compra do consumidor, fazendo com que esse seja um mau período para investimentos de qualquer natureza. Afinal, é preciso economizar!

PIB

O PIB, ou Produto Interno Bruto, é um indicador que mede as atividades econômicas de um país em um período pré-determinado, como 12 meses. Assim, ele nos ajuda a ver como anda o aquecimento econômico naquele local.

Como o cenário econômico influencia nos investimentos?

Agora que você já sabe quais são os indicadores do cenário econômico, confira alguns exemplos de elementos que podem ser influenciados pelo contexto na hora de investir:

  • liquidez, que corresponde à facilidade em transformar aquele investimento em dinheiro;
  • prazos, que estão relacionados ao período que devemos esperar para obter ganhos com o investimento;
  • volatilidade, um conceito que está relacionado à alta variação de preços em um investimento ao longo de um curto período;
  • flexibilidade, fazendo com que os investimentos sejam mais flexíveis e variados;
  • rendimentos, podendo interferir nos juros e fazer com que um investimento seja mais ou menos vantajoso para quem investe;
  • riscos, já que cenários instáveis fazem com que talvez não seja tão interessante investir em um determinado momento por não trazer segurança financeira.

Qual a importância de estudar o cenário econômico antes de investir?

Antes de fazer algum tipo de investimento, é importante analisar como anda o cenário econômico da região em que você vive e, claro, em uma escala global. Isso faz com que os seus investimentos sejam mais seguros e bem pensados.

Por exemplo: se o mundo está passando por um período de recessão, talvez não seja a melhor ideia investir em negócios que sejam mais instáveis. Agora, se estamos em um processo de crescimento, é a hora certa!

Outro ponto de atenção: as tendências. Empresas vêm e vão, mas é interessante focar tanto a estabilidade delas no mercado quanto novas ideias que parecem promissoras e revolucionárias, ou seja, que podem dar certo e “pegar”.

De qualquer modo, fazer um investimento familiar ou de qualquer outra natureza é um assunto sério, que deve levar em consideração pontos como o contexto social e o que está acontecendo na economia no momento em que você pensa em investir.

Quais são as expectativas para o cenário econômico em 2023?

O cenário econômico atual ainda é um pouco frágil, seja pelas sequelas deixadas pelo período da pandemia ou por outros fatores que influenciam fortemente o contexto nacional e global, como a Guerra na Ucrânia, a troca de governos e muito mais.

No momento, vivemos um período em que ainda há desaceleração do crescimento e estamos lidando com problemas como a inflação elevada e o aumento das taxas de juros.

Além disso, há um quê de incertezas a partir da transição entre os governos. Lembrando que isso é algo normal e que acontece quando há mudanças na política.

Por conta disso, é o momento de cuidar com mais carinho das finanças pessoais, cortando gastos excessivos e fazendo um melhor planejamento do dinheiro por um tempo.

Apenas o futuro nos dirá o que esperar dos próximos meses, mas o indicado é aguardar ao menos até o segundo semestre de 2023 para pensar em investimentos ou jogadas mais arriscadas.

Como podemos ver, entender o cenário econômico e utilizar as suas dicas para escolher os melhores momentos e modos de investir é algo fundamental. Assim, você tem mais segurança e pode tomar melhores decisões para o seu futuro e o de toda a sua família!

E já que estamos falando sobre segurança, que tal abordarmos um tópico que tem tudo a ver com o assunto? Confira mais detalhes sobre os beneficiários de seguros e saiba como isso tudo funciona!