Indicadores financeiros: o que são e quais os principais?
Os indicadores financeiros são elementos muito importantes para o sucesso dos negócios. As companhias precisam de um controle rígido sobre suas finanças e os resultados financeiros de modo geral.
Eles podem ser motivadores de ações que vão melhorar ainda mais os resultados obtidos pela empresa. O objetivo dos indicadores financeiros é fazer uma análise estruturada e que esteja de acordo com a realidade da corporação.
Mas a maioria dos empreendedores acredita que negócios de pequeno e médio porte não precisam fazer o controle desses indicadores, só que pensar dessa forma é um problema.
Independentemente de qual seja o tamanho da empresa, é necessário definir, coletar e analisar os dados para compreender se a gestão do negócio é realmente eficiente e se as ações estão trazendo bons resultados.
Quando a companhia olha para os indicadores, se baseia no cenário atual e começa a pensar em sua realidade de maneira mais dinâmica para alcançar assertividade.
O controle exige o conhecimento de fatores importantes, como conhecer o que são indicadores financeiros, a importância de acompanhá-los e compreender cada um deles, e é sobre isso que o artigo vai falar.
O que são indicadores financeiros?
Indicadores financeiros são métricas e mecanismos que servem para coletar e gerar informações financeiras sobre a empresa. Eles são importantes porque falam muito sobre a saúde financeira do empreendimento, e entre os principais estão:
- Índice de liquidez;
- Margem de contribuição;
- Fluxo de caixa;
- Regime de competência.
Eles são fundamentais porque permitem ao gestor saber quais são os números para análise de desempenho das atividades e com isso pensar em estratégias que podem aumentar e potencializar os resultados.
Para uma empresa de polimento e revitalização de pintura, é uma forma de trocar estratégias e focar em planos de ação, quando os resultados obtidos não são satisfatórios.
Importância de acompanhar os indicadores
Os indicadores financeiros têm a capacidade de mostrar como está a saúde da organização. Também é por meio deles que o gestor sabe quando é o momento certo de fazer um investimento e se realmente existe a possibilidade de expandir o negócio.
Eles trazem informações que mostram se é o momento de pegar o empréstimo, entre outras perguntas que podem impactar os rumos da companhia.
Esse poder de decisão se baseia no fato de que as informações coletadas e monitoradas são reais, então, o empreendedor deixa de se basear em achismos.
Decisões incertas podem abrir brechas para incertezas e erros que vão prejudicar o negócio ao longo do tempo. É indispensável se familiarizar com os indicadores, principalmente pelo fato de que evitam frustrações no controle financeiro.
Além do mais, se uma agência de eventos tiver uma visão centralizada, vai ficar mais fácil fazer o acompanhamento.
Conhecendo os indicadores
As organizações podem contar com diferentes indicadores financeiros e trabalhar com vários tipos de análises, considerando seus objetivos específicos ou os mais generalizados.
Alguns indicadores mostram o crescimento de receitas, a lucratividade do negócio e até mesmo o retorno sobre desinvestimentos. Mas mesmo que sejam mais assertivos, é importante ter em mente que eles não são infalíveis.
Cada um possui suas próprias falhas e limitações e é papel do gestor saber lidar com essas questões. Para ter acesso às informações que demonstram a real situação do negócio, também é importante coletar e processar os dados corretamente.
As fontes usadas para isso são os relatórios e demonstrativos da empresa, como o balanço patrimonial, balancetes, entre outras. Dito isso, os principais indicadores financeiros que podem ser usados pelas empresas são:
Margem bruta
A margem bruta, como o próprio nome sugere, é capaz de medir o lucro bruto do negócio em percentuais. O cálculo da margem considera o faturamento total e o custo de mercadorias vendidas e produto vendido (CMV e CPV respectivamente).
Para fazer esse cálculo, é necessário utilizar a fórmula: Margem Bruta = Lucro Bruto / Faturamento * 100.
Para encontrar o lucro bruto, uma empresa de envidraçamento de sacada retrátil precisa subtrair o faturamento e os custos das mercadorias e produtos vendidos. Depois deve dividir o lucro pelo faturamento e multiplicar por 100 para achar o percentual.
A margem bruta tem como propósito mensurar a eficiência da organização em relação às vendas, e quanto maior for a margem, melhor será o resultado.
Margem líquida
A margem líquida é um indicador financeiro que mostra a rentabilidade e mede o lucro líquido da organização em valor percentual. A diferença entre ela e a margem bruta é a composição do cálculo.
Seu objetivo é considerar todas as despesas diretas e indiretas, considerando os custos relacionados à prestação de serviços, bem como produção ou venda de produtos, e é necessário usar a seguinte fórmula:
Margem Líquida = Lucro Líquido / Receita Líquida * 100
Primeiro, uma empresa de vistoria cautelar automotiva precisa apurar o lucro líquido, que nada mais é do que o dinheiro que sobra depois de pagar todos os custos e despesas.
Em seguida, é necessário dividir o lucro líquido pela receita líquida e multiplicar por 100 para encontrar o valor em percentual.
Margem de contribuição
A margem de contribuição tem como objetivo medir o quanto a venda das soluções da marca podem contribuir com o pagamento de seus gastos.
Os custos são valores relacionados à atividade principal da organização, sendo despesas que podem ser fixas ou variáveis, bem como os gastos indiretos à atividade principal.
Para saber qual é a margem de contribuição, é necessário subtrair o preço de vendas e os gastos variáveis, incluindo custos e despesas.
Supondo que determinado produto tenha um valor de R$20,00 e os gastos variáveis totais são de R $10,00, a companhia vai tentar descobrir qual é a margem de contribuição de seu produto com os gastos fixos que possui.
A margem de contribuição é igual ao preço das vendas, subtraindo os gastos variáveis, portanto: 20 – 10, neste caso, a margem de contribuição é de R $10,00.
A margem de contribuição de uma empresa especializada em conserto de telefone celular pode ser unitária, quando o cálculo considera cada um dos itens presentes no mix de produtos.
Também pode ser medida em percentual, lembrando que a margem de contribuição não corresponde ao lucro.
Os lucros da corporação são o quanto ela ganha com a venda de suas soluções, enquanto a margem de contribuição é o indicador que mostra por quanto é necessário vendê-las.
Retorno sobre o patrimônio líquido (ROE)
O retorno sobre o patrimônio líquido é um indicador muito usado por investidores que precisam de uma análise mais fundamentada. Está relacionado a diferença entre ativos e passivos.
Os ativos são aquilo que a companhia possui e os passivos correspondem ao que ela deve, portanto, representa a riqueza de uma empresa de transporte de mercadoria.
O objetivo desse cálculo é saber a eficiência da corporação na hora de gerar lucros, usando para isso os seus próprios recursos. Para ter essa informação, é necessário usar a seguinte fórmula:
ROE = Lucro Líquido / Patrimônio Líquido * 100.
O lucro líquido pode ser encontrado na Demonstração de Resultado de Exercício (CRE), enquanto o patrimônio líquido está presente no balanço patrimonial.
Para as organizações, quanto maior o ROE, melhor será o indicativo, pois mostra que são competentes na hora de gerar lucros, usando para isso seu capital.
Ticket Médio
Esse indicador financeiro mostra a performance interna, avaliando o nível de aceitação dos produtos e serviços pelos consumidores. Uma oficina mecânica de motos vai utilizá-lo para saber o quanto cada cliente gasta ao contratar seus serviços.
O cálculo pode ser feito usando períodos de tempo diferentes, podendo ser trimestre, bimestre, o ano todo, apenas um semestre ou o tempo que a organização desejar.
Para descobrir o ticket médio, é necessário dividir o faturamento do período pelo número de vendas, conforme mostra a fórmula:
Ticket Médio = Faturamento Total / Número de Vendas
Quanto maior for o ticket médio de uma empresa especializada em projeto arquitetônico de supermercado, melhores serão seus resultados.
Também é interessante fazer essa avaliação considerando referências históricas. Até porque isso ajuda a saber se o valor médio por parte de cada cliente permaneceu estável, diminuiu ou aumentou ao longo do período analisado.
Afinal, quais indicadores financeiros usar?
Existem vários outros indicadores financeiros que as empresas podem calcular. Como no caso dos custos fixos e variáveis, ponto de equilíbrio, retorno sobre os investimentos, entre outros.
A organização vai escolher avaliar aqueles que são importantes para seu momento atual e fazer esse acompanhamento é indispensável para a saúde financeira da companhia ao longo do tempo.
Lembrando que os indicadores precisam ser analisados constantemente, independentemente do tamanho do negócio, pois só assim é possível garantir sua saúde financeira e ter condições de crescer no mercado.