Como fazer a consulta da declaração do imposto de renda
Aprender como fazer a consulta da declaração do Imposto de Renda corretamente pode livrar você de problemas com a Receita Federal.
Um bom exemplo é quando o contribuinte consegue se antecipar a tempo e identificar pendências que precisam ser resolvidas ao acertar as contas com o Leão.
Fazer isso antes de receber uma notificação, encontrando possíveis erros no processo, ajuda a não cair na malha fina.
Neste post, você conhecerá um passo a passo sobre como fazer a consulta da declaração do Imposto de Renda e como identificar erros no processo. Boa leitura!
O que é e como funciona o Imposto de Renda?
Todo início de ano, começa vir à tona a questão do preenchimento, pagamento e envio do IR para o Fisco.
O Imposto de Renda, sob responsabilidade da Receita Federal, é um tributo em relação aos ganhos do contribuinte que foram registrados no ano anterior. Contudo, entre esses ganhos, podem estar uma nova propriedade, veículo, investimentos, venda de bens e tudo o que trouxe rendimentos para o cidadão.
O valor é pago conforme os rendimentos que declarar. Ou seja, aquele que tem uma renda maior paga mais do que o contribuinte que tem uma renda menor.
Já em relação à declaração do IR, ela informa ao governo sobre esses bens e rendimentos das pessoas, bem como sobre a evolução de patrimônio. Esse acompanhamento permite ao Fisco evitar ou flagrar a sonegação de impostos.
Como fazer a consulta da declaração do Imposto de Renda?
O Governo Federal determina que os cidadãos brasileiros façam a declaração do Imposto de Renda anualmente.
A Receita Federal permite que o usuário verifique o status da emissão e o extrato da declaração. Dessa forma, dentre outras operações, você consegue imprimir a guia de pagamento, identificar parcelas em atraso e ver a situação da declaração.
Para consultar a situação do seu Imposto de Renda, o usuário precisa ter cadastro no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e ter um código de acesso. Confira a seguir um passo a passo de como acessar ao portal e ver a declaração do IR.
Crie o Código de Acesso
Para conseguir acessar o e-CAC, o usuário deve informar seu código de acesso. A sequência de números é pessoal, sendo válida por até 2 anos.
Caso o contribuinte perca o código ou passe do prazo, existe a possibilidade de criar outro no portal.
Para criar um código de acesso, é preciso acessar o site da Receita Federal, colocar a data de nascimento e os dados do CPF do usuário.
Além disso, será preciso incluir os números dos recibos de envio das declarações do IR apresentados nos 2 últimos exercícios. Esses números precisam ser indicados com 10 dígitos, excluindo o código verificador.
Acesse o e-CAC
Com o código de acesso em mãos, o usuário deve ir até o endereço eletrônico do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).
O e-CAC solicita os números do CNPJ ou CPF do contribuinte e também o código de acesso e senha. Se todas as informações estiverem corretas, o usuário já conseguirá acessar o extrato da declaração do Imposto de Renda.
Verifique a situação do Imposto de Renda
Logado no sistema, o usuário consegue fazer o acompanhamento da situação da declaração que enviou. Desse modo, ele pode verificar o extrato com os pagamentos feitos e valores a quitar. Além disso, dá para ver o status da declaração e, assim, conferir o andamento do envio.
Como identificar erros na consulta da declaração do Imposto?
O programa da declaração de IR conta com uma ferramenta que identifica possíveis inconsistências no documento, que podem fazer você cair na malha fina. Por exemplo dados incompletos, status, campos sem preenchimento, entre outros problemas.
É possível acessar a ferramenta “verificar pendências” por meio do botão “F5” ou na barra de menu na tela do programa. Ela busca possíveis erros no documento e comunica ao usuário quais fichas estão apresentando problemas.
Portanto, a ferramenta é útil a qualquer momento do preenchimento da declaração. No entanto, é essencial que você faça a verificação antes de enviar o Imposto de Renda para a Receita Federal.
As inconsistências encontradas aparecem como “erros”, com a indicação de triângulos na cor vermelha e também “avisos”, na cor amarela.
De acordo com a Receita, “erros” significam inconsistências graves e não deixam que a declaração seja enviada.
Já os “avisos” são problemas menos graves, que não impedem a entrega da declaração. É o caso do contribuinte que deixa de colocar o título de eleitor, por exemplo.
Para corrigir os erros e os avisos que o programa apontar, basta o contribuinte clicar em cima do texto que apresenta a inconsistência. O programa abrirá uma ficha para a correção. Então, é só fazer as devidas alterações, dar “ok” e salvar tudo.
Viu como não é tão difícil fazer a consulta da declaração de Imposto de Renda? Basta você seguir o passo a passo. Outro ponto de atenção é o prazo para envio. Fique de olho para não perder a data!
Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe nas suas redes sociais para que seus familiares e amigos também tirem dúvidas sobre o acerto de contas com o Leão!