Como cada signo lida com dinheiro, segundo a astrologia?
Já se perguntou como cada signo lida com dinheiro? De acordo com a astrologia, sua postura diante do consumo pode ser entendida melhor a partir do seu mapa astral.
Onde quer que tenha havido civilização, existiu alguma forma de astrologia. Dos Maias aos povos da Mesopotâmia, a relação entre o movimento dos astros e o comportamento humano sempre intrigou o homem — embora provavelmente nunca tenhamos alcançado tanta complexidade na análise do zodíaco quanto hoje em dia.
Lembra que questionamos neste blog como é possível duas pessoas de mesma condição econômica ter relação completamente diferente com dinheiro?
Apontamos estudos mostrando que isso se deve a vários fatores socioculturais e psicológicos, certo? Mas há possivelmente outro elemento nessa matriz de personalidade: o signo do zodíaco.
Segundo a astrologia, seu signo solar está ligado ao seu centro de consciência, à essência particular de cada indivíduo que nasce sob determinada constelação. Vamos entender então quais são os caminhos revelados pelos astros sobre como cada signo lida com dinheiro?
Áries (“eu quero”)
• 21/3 a 20/4
• Perfil: impulsivo
• Características: coragem, força, energia, impulso
O ariano é filho do fogo e, sabendo que é regido por Marte (deus da guerra), é fácil entender que se trata do apaixonado incondicional, de entrega absoluta, audácia desmedida e muita rebeldia.
Trazendo esse perfil ao universo financeiro, encontramos um amante do prazer imediato e, portanto, com grande dificuldade para guardar dinheiro. Quando investe, não gosta das aplicações mais comedidas; sua zona de conforto é o risco com alto potencial de retorno.
A forma como cada signo lida com dinheiro sugere direções de investimento diferentes. No caso do ariano, um fundo multimercado é uma excelente opção de retorno acima da inflação, mas com riscos controlados e gestão especializada.
Touro (“eu possuo”)
• 21/4 a 20/5
• Perfil: investidor e consciente
• Características: estabilidade, amor à continuidade, persistência, teimosia
De excelente capacidade de organização financeira, o taurino é filho da terra e regido por Vênus, transbordando amor e serenidade. Costuma ser facilmente adaptável e, às vezes, até mesmo acomodado.
Em sua relação com dinheiro, a passividade diante do consumo o instiga a guardar mais e gastar menos. Exatamente por isso, tem fama equivocada de materialista, quando na verdade apenas desloca a cautela diante da vida ao manuseio do dinheiro.
O taurino deve aproveitar sua paciência para investir em ativos de longo prazo, com baixa exposição ao risco e rentabilidade constante (caso dos planos de Previdência Privada mais conservadores e do Tesouro IPCA).
Gêmeos (“eu gasto”)
• 21/5 a 20/6
• Perfil: consumista
• Características: capacidade de comunicação, generosidade, versatilidade
Um exemplo clássico de como cada signo lida com dinheiro. Os geminianos são filhos do ar, regidos por Mercúrio, deus mitológico associado ao lucro, à riqueza e à proteção aos comerciantes.
São sedutores, comunicativos, ágeis e inteligentes. Inquietos, costumam viver sempre no limite do hiperativismo, o que impõe pressão sobre as despesas.
Os geminianos gastam muito, principalmente com os outros. Têm potencial ao consumismo desenfreado, fato que exige controle extremo das finanças e aquisição do hábito de separar parte da renda para investimentos.
Câncer (“eu sinto”)
• 21/6 a 22/7
• Perfil: generoso
• Características: sensibilidade, humildade e autocontrole
Filhos da água, regidos pela Lua, os cancerianos são dos mais conservadores do zodíaco, juntamente com os capricornianos.
Sensíveis, bondosos, avessos a instabilidades e, muitas vezes, pessimistas, eles se relacionam melhor com investimentos de baixo risco, que garantam proteção aos familiares. Um bom exemplo de como proteger a família é o seguro de vida, que pode oferecer, inclusive, cobertura para doenças graves e cesta básica aos beneficiários.
Leão (“eu sou”)
• 23/7 a 22/8
• Perfil: ousado
• Características: inteligência, perspicácia, teimosia, egocentrismo
A forma como cada signo lida com dinheiro é reflexo de seu próprio modo de enxergar a vida. E nenhum signo solar ama tanto o poder quanto Leão, filho do fogo e regido pelo Sol.
O leonino é um ousado indomado, mas que não pensa muito no futuro. Aliás, o leonino precisa ganhar bem para suprir sua vaidade: costuma ser descontrolado nos gastos com roupas, estética e status, o que pode levar a endividamentos.
Por outro lado, a coragem para arriscar facilita o sucesso nos investimentos. Sua audácia torna mais palatáveis os investimentos em renda variável, como ouro e câmbio.
Virgem (“eu analiso”)
• 23/8 a 22/9
• Perfil: cauteloso
• Características: desejo de perfeição, propensão à análise
Cuidadoso e com os olhos no futuro, o virginiano costuma guardar dinheiro de forma quase religiosa, alinhado ao senso de perfeição que leva para outros segmentos da vida. Organizado, crítico, analítico e eficiente, quem tem o Sol em virgem tem facilidade para investir e enriquecer.
Deve-se aproveitar essa inclinação para aprofundamento dos estudos sobre mercado financeiro. Sua postura cautelosa o conduz aos ativos de baixo risco, sobretudo os protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos, como CDB, LCI/LCA, poupança e planos de Previdência Privada.
Libra (“eu pondero”)
• 23/9 a 22/10
• Perfil: equilibrado
• Características: sociabilidade, equilíbrio, diplomacia
O libriano é ponderado e estudioso, principalmente na tomada de decisão. Assim, pode hesitar diante da compra da casa própria ou troca de carro, mas isso não significa insegurança: a questão é que ele sabe como ninguém cruzar as variáveis de um problema para fazer as melhores escolhas. É recomendável uma carteira diversificada de ativos de renda fixa e variável, como fundos cambiais ou multimercado.
Escorpião (“eu domino”)
• 23/10 a 21/11
• Perfil: racional
• Características: profundidade, pragmatismo e realismo
Entender como cada signo lida com dinheiro envolve deslocar as inclinações comportamentais decorrentes da posição dos astros à lógica da perspectiva de poupança e consumo.
No caso do escorpiano, encontramos racionalidade e objetividade diante da vida; tende, portanto, a ter maior afinidade no gerenciamento de aplicações financeiras de longo prazo, como Tesouro IPCA e Previdência Privada. Essa inclinação é suavizada quando a Lua caminha em direção aos signos do fogo (Áries, Leão e Sagitário).
Sagitário (“eu observo”)
• 22/11 a 21/12
• Perfil: compulsivo
• Características: alegria, hedonismo, prazer de viver
Quer entender como cada signo lida com dinheiro? Observe então como seus amigos de Sagitário enxergam consumo e renda. Você provavelmente perceberá culto ao prazer imediato, amor às festas e livre consumo. Ou seja, o sagitariano é dos mais pródigos do zodíaco.
Exatamente por isso, o grande desafio de quem nasce com o Sol em sagitário é entender os limites da vida, que às vezes é necessário renunciar a deleites no presente para aproveitar melhor o futuro.
A esse signo, recomendam-se investimentos de longo prazo com liquidez moderada (evitando ímpetos de resgate antecipado), como CRIs/CRAs ou alguns fundos imobiliários.
Capricórnio (“eu realizo” cautelosamente)
• 22/12 a 20/1
• Perfil: materialista
• Características: persistência, cautela, pessimismo, disciplina
Como cada signo lida com dinheiro? A resposta mais fácil de ser confirmada se refere aos capricornianos. Poucos são tão comedidos quanto a pessoa desse signo. Ela dificilmente gasta mais do que ganha, evita despesas supérfluas e é muito “pé no chão”.
A aversão ao risco justifica investimentos em CDBs, Tesouro, poupança e Previdência Privada. Extremamente trabalhador, o capricorniano tem muita energia para criar renda extra, se necessário.
Aquário (“eu idealizo”)
• 21/1 a 18/2
• Perfil: rebelde
• Características: extravagância, senso de humanidade, idealismo
Aquário é filho do ar e regido por Urano. Os que estão sobre a influência dessa constelação são geralmente fraternos e justos, mas vivem sob um nível de hesitação que costuma perturbar suas decisões do dia a dia.
O aquariano não enxerga a felicidade no poder monetário; com isso, não costuma guardar dinheiro. Ele não se atrai tanto por estudos e dicas para ficar rico, dando mais valor à experiência do que à acumulação.
O ideal para esse perfil é investir em títulos de fácil retirada e que tragam comodidades à sua rotina, como seguro de vida resgatável, que pode oferecer benefícios como descontos em medicamentos, assistência automotiva, residência e até nutricional.
Peixes (“eu não sei”)
• 19/2 a 20/3
• Perfil: confuso e desligado
• Características: sensibilidade, otimismo e compaixão
Os piscianos nadam no oceano de emoções. Sonhadores e confusos, em geral, têm dificuldades para aceitar a realidade. São extremamente amorosos e generosos, o que os torna vulneráveis a eventuais abusos por terceiros.
A despreocupação com o amanhã pode trazer conflitos financeiros, com risco de gastos sem planejamento. Sua criatividade e otimismo, entretanto, são chaves mágicas para encontrar saídas financeiras fora do óbvio.
Em virtude dessas características, costumam ter maior aceitabilidade a investimentos de curto/médio prazo (LCIs/LCAs e CDBs). Devem priorizar mecanismos de aplicação automática, tendo em vista suas dificuldades de poupança.
Faça um quiz com seus amigos e familiares: compartilhe este conteúdo nas redes sociais e teste se as regras sobre como cada signo lida com dinheiro se alinham ao comportamento de cada um!