5 dicas para diminuir os gastos no Carnaval
Há quem diga que qualquer festa muito conhecida e tradicional seja um momento de desperdício de dinheiro. A verdade é que muitos gastam bastante, mas nem sempre isso precisa acontecer. Para te provar, separamos 5 dicas para diminuir os gastos no Carnaval.
Pensa comigo: se todas as grandes festas populares do nosso país forem sinônimos de altos gastos, não haveria dinheiro que desse conta, concorda? Principalmente quando o assunto está relacionado aos gastos do Carnaval, que é uma das festas que mais movimentam dinheiro em nosso país.
Procurando algumas soluções que pudessem me salvar da “furada” de “bye bye money” durante o Carnaval, separamos 5 dicas para diminuir os gastos no Carnaval de forma simples.
Por que não precisa ser difícil, certo? Então escolhi as que mais se adequam a mim e minha família e acredito que podem servir para você também.
Você não precisa usar todas (deveria). Contudo, se conseguir escolher apenas uma e colocar em ação, já vai ver uma boa grana sobrando depois do Carnaval.
5 dicas para diminuir os gastos no Carnaval
1. Escolha o lugar certo
Não precisa ser no lugar mais caro do mundo. Você precisa tirar da cabeça que tudo aquilo que é mais caro é melhor. Existem locais maravilhosos que custam bem menos e você vai se divertir de igual forma na viagem de Carnaval.
Fique atento, cidades turísticas aproveitam essa data, assim como algumas outras, para aumentar ainda mais seus lucros. Afinal, é disso que grande parte delas se sustentam, com os gastos do Carnaval que geram grandes lucros nessa época.
Tome cuidado! Caso não queira abrir mão de visitar essas cidades, você pode optar por grupos maiores de amigos. Assim você conseguirá preços menores em pousadas ou casas alugadas e o custo diminui por pessoa.
2. Organize tudo antecipadamente
Ok, eu sei que já estamos às “portas do carnaval”, mas por que será que deixamos tudo para última hora? Nesse caso, quem deixa para organizar tudo três dias antes vai pagar mais caro. Não tem jeito os gastos do Carnaval ficam exacerbados e você perde a opção de escolha.
Planeje tudo. Já pegou papel e caneta? Sabe para aonde vai? E qual fantasia vai usar? Quanto vai custar? Sim, sou a rainha do planejamento financeiro e te dou garantia total: aquilo que é planejado sai mais barato.
3. Carnaval de rua
Para galera que não se importa com uma grande multidão, o Carnaval de rua é a solução. É possível levar bebidas de casa, compradas antecipadamente. Assim, você evita gastar muito e ficar nas mãos dos preços cobrados em restaurantes ou vendedores ambulantes.
Contudo, lembre-se que os ambulantes aproveitam datas como essa para colocarem valores mais altos de porcentagem em cima do valor original do produto. Além disso, jantar em barzinhos também diminui os gastos nessa época. Fuja dos grandes restaurantes. Isso ajuda muito e você vai ficar feliz da mesma forma. Afinal, a regra principal aqui é ser feliz sem gastar muito, certo?
Ah, cuidado onde vai estacionar, vale a pena ir de ônibus, táxi, Uber ou metrô. Mesmo levando sua caixa com bebidas, é mais seguro e mais barato.
4. Envolva mais pessoas na sua programação
A maioria das pessoas não viajam sozinhas no Carnaval. Por mais que gostem e se sintam bem assim, uma boa forma de reduzir os gastos do nessa época é envolver mais pessoas em seu planejamento. Afinal, assim é possível dividir diversas coisas, como hotel, refeições, gasolina, aluguel e assim por diante.
É claro, hoje já existem opções que permitem que você faça amigos dividindo as despesas sem nem ao menos conhecê-los. Contudo, nem todo mundo se adequa a essa realidade. A segurança também acaba sendo maior quando se tem mais pessoas participando da programação, uma vez que atualmente nenhum lugar é completamente seguro, nem no Brasil, nem fora dele.
Envolver mais pessoas na sua programação pode tornar o passeio muito mais agradável, divertido e positivo culturalmente. Quando se viaja em grupo, é possível dividir muito mais experiências e conhecer ainda mais lugares.
5. Faça escolhas
A vida é feita de escolhas, disso você já sabe. Então, escolha o que você pode ou não fazer nesse Carnaval. Assim como qualquer outra festa que possibilita folga no trabalho e divertimento, o Carnaval tem em suas programações diversas opções. Você decide, por exemplo, se vai participar de todos os dias de folia no lugar escolhido ou não.
As cidades que comemoram a festa, que são muitas, costumam ter vários dias de festividades e não apenas um. Em alguns lugares, shows nacionais estão disponíveis, em outros, apenas foliões, blocos de rua ou organizações mais simples.
Há também uma questão que vai um pouco além das noites carnavalescas: os adereços. No entanto, se você já sabe que vai querer adquirir os adereços, por que não os comprar com antecedência e já chegar à festa com eles? Assim, você diminui um pouco os gastos do carnaval, não paga um valor absurdo pelo produto e também não deixa de participar caracterizado.
Além disso, diminuir a quantia de dias na folia pode ser uma boa ideia se o seu objetivo for se divertir com qualidade e com gastos menores.
Na internet é possível encontrar pacotes prontos para sua escolha e, assim, ter facilidades com a procura das coisas, uma vez que estes costumam incluir tudo. Contudo, se preferir, é possível fechar apenas alguns serviços sem necessidade de aceitar todos os itens que o pacote contempla.
É isso, o que você pode fazer e o que ainda precisa se programar um pouco mais? O passeio está dentro do seu orçamento familiar? É importante você ter em mente que em lugares caros ou baratos, com muita ou pouca gente você precisa estar em paz com você mesmo e com total certeza de que está fazendo tudo certo.
Nenhuma festa merece que você gaste tudo o que tem e depois entre em estado de desespero, pois os gastos foram maiores do que o seu planejamento. Os gastos com o Carnaval não podem ser maiores que sua vontade de ser livre financeiramente.
Gostou do texto, compartilhe com seus amigos essas dicas nas Redes Sociais.