3 dicas para melhorar a sua vida financeira
Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito do Brasil, mais de 40% da população brasileira, entre 18 e 95 anos, está endividada. O brasileiro não foi ensinado a cuidar das finanças. Em 2010, o governo brasileiro instituiu o Programa Educação Financeira nas Escolas para o ensino público, parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF. No entanto, é difícil achar ações concretas sobre o assunto.
Já que não fomos ensinados, o jeito é aprender na marra, lidando com o dinheiro no dia a dia e organizando o orçamento doméstico. Para isso, a consultora financeira Diana Reis traz 3 dicas que podem ajudar o seu planejamento financeiro pessoal e mudar o modo como você lida com as suas finanças.
Construa um Mindset financeiro
‘Mindset financeiro’ é a forma de pensar financeiramente. Ter um bom planejamento financeiro e conquistar o que quer não depende de quanto você ganha, mas de quanto está disposto a mudar. Quanto mais consciência financeira você tiver, mais seu dinheiro deixará de ser seu escravo e passará a trabalhar para você. Se tiver consciência e fizer um bom planejamento financeiro, com um pouco de paciência, você conseguirá poupar dinheiro.
Faça um colchão financeiro
Quando surge aquela emergência como uma despesa inesperada de onde você tira dinheiro? O ideal é que tenha 12 meses de despesas guardados para emergências. Se economizar aos poucos, de 10% a 30% da renda, é possível juntar essa quantia a longo tempo. A reserva deve entrar na planilha de orçamento pessoal como custo, mas é um custo para uma coisa boa. Mas é preciso ressaltar que só depois de a situação financeira sair do vermelho para ficar azul, que se deve começar a reservar parte da renda para poupança. Primeiro a gente paga as dívidas, depois começa a poupar e guardar. Não interessa quanto tempo você levar, o que interessa é que você começou. Somos imediatistas, é natural. Por isso, temos que colocar um objetivo para cumpri-lo. E o melhor investimento para quem está começando é esse.
Crie o pote dos desejos
E os sonhos? Como ficam? Quando você tem sonhos e quer realizá-los, uma dica é criar potes dos desejos para ir colocando um dinheirinho todo dia. Coloque o quanto puder. E não precisa ser um pote físico para não cair em tentação, pode ser uma poupança ou uma previdência privada, caso façam parte dos seus sonhos a compra de uma casa própria, por exemplo. A quantia que você vai conseguir colocar nele é proporcional a sua vontade de realizar seus sonhos.