O que o futuro nos reserva
Você já pensou o que o futuro nos reserva? Já pensou em fazer uma poupança ou investir desde cedo em previdência privada? Como é a sua relação com o consumo? O que você faz com as moedas e trocados que ‘sobram’ no fim do dia? Vão para o cofrinho? Quanto mais cedo você começar a poupar, maior será a sua reserva no futuro, mesmo que só possa destinar uma pequena quantia por mês, já será uma grande ajuda na vida adulta. Se você faz ou já fez alguns desses questionamentos, as chances de viver com menos restrições lá na frente são maiores. Por isso, é necessário começar logo.
Mauro Calil, educador financeiro e autor do livro “Separe uma verba para ser feliz”, desenvolveu uma maneira de se construir o futuro e cuidar bem das finanças ao longo da vida. Ele chamou de método FAST, uma sigla formada pelas iniciais de quatro verbos poderosos: Fazer, Antever, Salvar e Turbinar. Ele esclarece que por meio deste método, “é possível criar e aumentar a renda, gastar de forma consciente, separar uma parte do dinheiro para a realização dos sonhos, além de multiplica-lo com investimentos inteligentes”. Confira como funciona na prática.
O método FAST
Fazer
FAZER dinheiro é a primeira etapa do método que se propõe a apresentar que nem sempre economizar ao máximo é garantia de sucesso. “Fazer dinheiro significa criar renda, aumentar e incrementar sua entrada de capital usando seus talentos e suas capacidades”, explica Calil, reforçando a importância de utilizar o dinheiro de forma consciente para que a pessoa possa aumentar seu padrão de vida e sua inteligência financeira.
Antever
ANTEVER os gastos mensais: o especialista mostra a importância do planejamento financeiro após o aumento dos rendimentos, quando algumas pessoas se perdem na hora de gerenciar o dinheiro e acabam, muitas vezes, gastando mais do que ganham. Calil explica que “antever é avaliar conscientemente o que fazer com cada centavo de seu dinheiro, sabendo que destino dar a ele para conquistar sua felicidade financeira realizando gastos inteligentes”.
Salvar
SALVAR os rendimentos como forma de consumo consciente e inteligente. “Salvar dinheiro é separar parte de sua renda para construir e formar um patrimônio, para realizar o que faz você feliz e para usar sua renda inteligentemente, sem se deixar levar pelo consumo tolo”, diz o especialista, complementando a importância de aproveitar as oportunidades antes de sair comprando qualquer item. Nesta etapa vale prestar atenção aos benefícios dados durante as promoções, ter o hábito de pedir descontos, além de verificar os descontos dados nas das compras coletivas, por exemplo.
Turbinar
TURBINAR seus investimentos é o mesmo que “multiplicar seu dinheiro com investimentos objetivos, seguros e planejados, para que ele tenha cada vez mais poder de compra e realização de seus sonhos”, afirma Calil. Ele ainda enfatiza que esta é a parte mais importante de qualquer planejamento financeiro: “quando temos um objetivo definido, temos muito mais força para enfrentar qualquer adversidade que aparecer ao longo do caminho”.
Sempre é tempo de criar uma reserva. Consulte os nossos corretores parceiros e escolha a melhor forma de construir um futuro melhor para você e sua família.
Leia mais: Como montar um planejamento de curto, médio ou longo prazo