Como lidar com o conflito entre gerações no trabalho?
Uma grande empresa costuma reunir em seus quadros uma gama diferenciada de funcionários: pessoas de diferentes classes sociais, formações acadêmicas e idades.
Ter equipes heterogêneas é algo positivo. No entanto, é importante ter atenção especial quando há em um mesmo time pessoas de gerações diversas. O conflito é praticamente inevitável, mas isso não é necessariamente ruim para os profissionais.
Quem aceita essa realidade e escolhe lidar com a situação de forma aberta e flexível tem muito a ganhar com esse cenário diverso.
Neste post, vamos dar todas as dicas que você precisa para lidar com o conflito entre gerações no trabalho. Confira:
Cada geração, um perfil
Para lidar da melhor forma com o gap que pode surgir entre profissionais mais jovens e os mais experientes é preciso, antes de tudo, conhecer o perfil e os valores que prezam as gerações mais comuns no ambiente corporativo. Entre elas estão os baby boomers, geração X e geração Y.
Baby boomers
Nascidos entre 1940 e 1950, os baby boomers são conhecidos por trabalhar duro e prezar a individualidade acima de tudo. Esses profissionais são metódicos e, por isso, podem sentir dificuldades para abraçar as mudanças e se adaptarem às novas tecnologias.
Pessoas deste grupo têm mais facilidade para seguir ordens e respeitar a hierarquia. Por outro lado, podem ser workaholics e pecar no quesito inovação.
Geração X
Os membros da geração X têm em comum com os baby boomers a dedicação. No entanto, diferentemente da geração anterior, os nascidos entre 1960 e 70 têm mais facilidade para se adaptar à tecnologia.
Os profissionais da geração X valorizam a vida pessoal e estão sempre buscando formas eficazes de conciliar o tempo com a família e com os amigos com o trabalho. A busca pelo equilíbrio é uma constante neste grupo. Ambicioso, o membro típico da geração X precisa de reconhecimento e feedback constante para permanecer engajado com a empresa.
Geração Y
Conectados, inovadores e multitarefas. Os profissionais da geração Y são conhecidos por estarem em busca da evolução profissional a curto prazo. Nascidos entre 1980 e 2000, os integrantes desse grupo têm facilidade para aprender coisas novas e executar atividades criativas. Se preocupam com a saúde e o bem-estar e têm flexibilidade como um ponto positivo. Por outro lado, os jovens tendem a ser mais ansiosos e não conseguem ficar muito tempo na mesma empresa caso não tenham autonomia para realizar suas tarefas.
O primeiro passo para lidar com o conflito entre gerações no trabalho é exatamente entender as características de cada uma delas e, a partir daí, buscar formas de lidar melhor com cada grupo. O profissional que sabe se adaptar aos outros membros do time, considerando seus valores, limitações e pontos fortes, já sai na frente no ambiente corporativo.
Dicas para lidar com o conflito entre gerações
Agora que você conhece as principais características das gerações que, em sua maioria, compõem os quadros das empresas, veja dicas incríveis para lidar com possíveis conflitos que possam surgir no dia a dia de trabalho:
Respeite as diferenças
Regra de ouro para lidar com o conflito entre gerações na empresa é conhecer e, principalmente, respeitar as diferenças entre as pessoas. Um baby boomer, por exemplo, pode ter mais dificuldade para aprender a usar um novo sistema de TI do que um membro da geração Y. Por isso, é importante ter paciência com o profissional e ajudá-lo a superar o desafio.
O importante é olhar para os outros, entender suas características, reconhecer seus pontos fortes e respeitar as diferenças. Todos têm o seu valor. Enxergar isso é o ponto de partida para construir uma carreira vencedora.
Busque os pontos em comum
Por mais que cada geração tenha características próprias, os pontos em comum também existem. Baby boomers e membros da geração X são conhecidos por trabalharem duro e se dedicarem de corpo e alma à empresa. O primeiro grupo também tem muito em comum com a geração Y: ambos valorizam treinamento e desenvolvimento, por mais que os mais jovens tenham tendência a preferir um ambiente de trabalho mais dinâmico.
Profissionais das gerações X e Y também têm muitas similaridades: os dois grupos buscam conjugar a vida profissional com a pessoal e querem, antes de tudo, serem reconhecidos pelo bom trabalho.
Compartilhe o que você sabe
Um ambiente de trabalho rico e motivador só existe quando há troca. Nesse sentido, quando cada geração busca compartilhar aquilo que sabe e o que faz melhor, toda a equipe sai ganhando. Um profissional nascido entre 40 e 50 pode não ter tanta facilidade no uso de novas tecnologias. Por outro lado, é uma pessoa que acumulou anos e anos de experiência, se qualificando para ser uma espécie de mentor dos mais jovens.
Profissionais da geração Y não têm tanta experiência profissional, mas contam com energia e criatividade de sobra. Eles podem ocupar um papel importantíssimo ao trazer mais inovação para empresa e ajudar os mais experientes no uso de novas tecnologias.
Abra mão dos preconceitos
O conflito entre gerações no trabalho geralmente surge por conta de conceitos e imagens que foram preestabelecidos. Para superar esse desafio é importante, antes de tudo, deixar os preconceitos de lado e entender que nem sempre um baby boomer é avesso ao uso da tenologia e que um autêntico membro da geração Y é, necessariamente, ansioso e pretende mudar de emprego a toda hora.
Cada pessoa tem suas características, independentemente da geração da qual faz parte. Para evoluir profissionalmente, é essencial abrir a mente e se liberar preconceitos que possam prejudicar o relacionamento com os colegas de trabalho e sua ascensão profissional.
O conflito entre gerações no trabalho é comum, mas não precisa ser algo negativo. Siga nossas dicas e você verá que todos os profissionais têm muito a compartilhar com a equipe, independentemente da sua idade.
Divida com os colegas o que você tem de melhor, abra mão dos preconceitos e veja como o dia a dia de trabalho será muito mais produtivo e leve.
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