Consulta médica online: como funciona e quais os diferenciais
Cuidar da saúde é fundamental. Contudo, muitas vezes, a correria do dia a dia torna difícil até mesmo atitudes básicas, como fazer um check-up. Nesse sentido, uma consulta médica online é uma solução interessante.
Aliás, esse é um serviço em pleno crescimento. Para entender que motivos explicam isso, quais os diferenciais de se consultar remotamente e que cuidados você deve tomar para ter sempre uma boa experiência, continue a leitura!
Consulta médica online tem se tornado comum
Sem dúvida nenhuma, a pandemia de Covid-19 foi um impulsionador para a procura de médico online.
Em um momento em que o isolamento social foi necessário, muitas pessoas passaram a se consultar remotamente. Seja para manter os cuidados de rotina, seja para triagens iniciais em caso de sintomas da doença causada pelo Sars-Cov-2.
Contudo, mesmo em uma situação adversa, o resultado é positivo. Entre abril de 2020 e abril de 2021, intervalo que compreende o primeiro ano da pandemia, foram realizadas no Brasil cerca de 2,8 milhões de consultas por meios virtuais. Os dados são da Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde).
E a própria responsável pelo levantamento admite que esse número provavelmente é ainda maior.
Além disso, mais de 70% dos pacientes atendidos remotamente voltariam a solicitar o serviço, de acordo com pesquisa feita pela plataforma Conexa Saúde, em parceria com o Datafolha.
Isso indica que, mesmo com o arrefecimento da pandemia, as consultas online tendem a continuar como alternativa.
Muito disso se dá pelo fato de elas garantirem um acesso maior a serviços de saúde. Afinal, permitem que os profissionais otimizem seus processos e não fiquem limitados apenas à sua região.
Como funciona e quais os diferenciais de uma consulta médica online?
O exercício da telemedicina se tornou legal no Brasil com a lei n. 13.989 de 2020, promulgada em meio à pandemia. Portanto, as consultas online foram regulamentadas no contexto de emergência sanitária.
Sendo assim, as consultas online utilizam meios de comunicação que permitam o contato e a troca de informações entre pacientes e profissionais de saúde à distância.
Os objetivos dessas consultas são a prestação de assistência, a promoção da saúde e a prevenção de doenças e lesões.
Entre as soluções tecnológicas mais empregadas estão os serviços de videoconferência online, que permitem que paciente e médico conversem com imagem e som por meio de conexões à internet.
A partir disso, temos alguns diferenciais de uma consulta médica online. Confira a seguir.
Facilidade e rapidez no acesso
Normalmente, o atendimento médico remoto agiliza o acesso do paciente ao serviço de saúde. Portanto, não é necessário encarar filas ou encontrar uma hora livre no consultório.
Em momentos em que o suporte do profissional de saúde precisa ser mais rápido, isso faz toda a diferença.
Segurança e comodidade
A consulta médica online continua sendo a solução ideal para quem não quer se expor a ambientes onde o risco de contaminação por Covid-19 e outras doenças transmissíveis continua maior.
Além disso, não ter que se deslocar de um local a outro e economizar tempo e dinheiro com isso representam uma comodidade e tanto.
Acesso a mais médicos
Dependendo de onde você estiver, o acesso a médicos pode ser mais complicado, principalmente se estivermos falando de especialistas.
A medicina a distância contorna esse problema, uma vez que você poderá ser atendido por profissionais em qualquer lugar do Brasil ou mesmo do mundo.
Maior atenção
Como não é possível examinar o paciente por meio de exames físicos, o médico precisará fazer mais perguntas para entender o quadro que levou a pessoa até a consulta.
Isso se reflete em um atendimento mais atencioso e oferece a melhor assistência possível.
Custos reduzidos
Esse diferencial não é uma regra, mas consultas médicas online podem custar menos, principalmente quando levamos em conta que elas não dependem de toda a estrutura de um consultório presencial.
Os cuidados em uma consulta online
É claro que uma consulta médica online exige alguns cuidados para nada sair do esperado. O primeiro deles envolve a transparência do profissional de saúde, que precisa deixar claro quais são as limitações daquele tipo de atendimento.
Além disso, é preciso ter certeza de que as plataformas utilizadas sejam seguras e confiáveis, respeitando a privacidade e garantindo a preservação dos dados dos usuários.
No mais, as mesmas condutas éticas e profissionais esperadas de um médico numa consulta presencial continuam valendo na teleconsulta, certo?
O que fazer para ter uma boa consulta online?
Algumas dicas também ajudam a ter uma boa consulta online. Garanta que sua conexão com a internet seja estável e que você esteja em um ambiente tranquilo para que a conversa com o médico transcorra sem problemas.
Quando estiver frente a frente (no meio digital) com o médico, seja claro nas suas demandas e queixas e tire todas as dúvidas relativas ao atendimento e aos encaminhamentos.
Se for necessário, o profissional poderá fazer uma prescrição médica online ou solicitar exames.
Vários profissionais já atendem nessa modalidade, então, na hora de procurar ajuda, veja se o médico de sua confiança atende utilizando esses recursos digitais. Contar com a disponibilidade desses serviços faz toda a diferença.
É o caso, por exemplo, do Seguro Vida Toda Bem-Estar, da MAG Seguros. Com ele, o segurado tem acesso a, entre outros benefícios, telemedicina, com consultas por chamada de vídeo sempre que precisar.
Por telefone, também é possível falar com profissionais como psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas e assistentes sociais.
No mais, o segurado conta com desconto em medicamentos, exames, pagamento de diárias e coberturas para o caso de internação ou doença grave. Ou seja, é muito mais segurança e tranquilidade para você.
Mesmo com algumas limitações, a consulta médica online é uma excelente opção e faz toda a diferença para garantir o acesso à saúde e o suporte necessário em diferentes situações.
Não por menos, ela parece uma tendência irreversível. Então, se você nunca foi atendido assim, isso pode mudar mais cedo ou mais tarde.
Se você gostou de saber mais sobre consultas online, compartilhe este post agora mesmo nas suas redes sociais!