Veja o que mudou no perfil do idoso brasileiro

logo mag seguros Por MAG Seguros
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 3 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 11/05/2016 | Atualizado em 22/12/2022

Quem acha que a imagem do idoso é daquele senhor que fica jogando dominó na praça, ou da avó que fica sentada em frente da televisão fazendo crochê, está enganado. O novo perfil do idoso é composto por pessoas ativas, que viajam e fazem atividades físicas e se preocupam com o lazer. O Brasil conta hoje com 32,4 milhões de pessoas com mais de 55 anos. Em 20 anos serão 60,6 milhões. O que significa que a população está envelhecendo.

A expectativa de vida também aumentou. Hoje é possível viver mais e com uma melhor qualidade. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2040, a expectativa de vida do brasileiro irá chegar a 80 anos de idade. Confira abaixo algumas mudanças no perfil do idoso brasileiro.

Mudança de posicionamento

No passado, a sabedoria dos mais velhos era valorizada pela sociedade. Hoje, existe o preconceito de que eles não acompanham a velocidade das mudanças e por isso não estão integrados, por exemplo, à era da informação digital.

No entanto, segundo Cai Igel, sócio do portal Viver na boa site voltado ao público da terceira idade –, os mais velhos estão mais ativos e isto está acontecendo exponencialmente. “Hoje uma grande parte das compras em e-commerce é feita pelas pessoas que já passaram dos 50 anos”, afirma.

Mudança de hábitos e comportamento

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 35% das pessoas com mais de 60 anos continuam trabalhando. Eles contribuem financeiramente com o orçamento da casa e consomem produtos e serviços. De acordo com o instituto Data Popular, 37% são economicamente ativos e a renda média está 44% acima da renda média nacional.

Eles têm sonhos, querem viajar e se preocupam com a aparência. “Eles gostam muito de autoajuda e celebridades, mas quando criamos matérias ligadas à saúde o interesse cresce muito”, explica Cai. Sim, eles mudaram seus hábitos e comportamento. Porém o mais importante é como eles se veem: 53% dos idosos não se sentem velhos. Acreditam que existem pontos positivos e negativos em chegar nessa idade.

Para saber o que eles pensam e homenageá-los no dia dos Idosos, 1° de outubro, fomos ouvir a opinião de quem já passou dos 60. Confira o vídeo.

E você? Já pensou na sua vida daqui a 30 anos? Para garantir uma velhice tranquila, longe das preocupações e com uma maior qualidade de vida, conheça a Previdência Vida Toda e comece agora a investir no seu futuro!