Seguro de invalidez por doença: saiba mais sobre o tema!
O seguro de invalidez por doença é vantajoso por vários motivos. Para saber quais, confira nosso conteúdo completo!
A invalidez por doença pode pegar as pessoas desprevenidas. Por isso, ter um seguro é fundamental. Assim, você garante mais facilidade em arcar com custos médicos, hospitalares e até com enfermeiro particular.
Mesmo quem é jovem, precisa se atentar a isso. Afinal, quem está construindo ou já tem uma família precisa dar a ela o suporte financeiro. Dessa forma, todos mantêm uma boa qualidade de vida durante imprevistos.
Tem interesse no assunto? Então continue a leitura e saiba tudo sobre o seguro de invalidez por doença!
O que é invalidez?
A invalidez é um estado em que a pessoa fica impossibilitada de trabalhar ou realizar outras atividades por conta de doenças, ou acidentes.
Quem é funcionário CLT, por exemplo, pode dar entrada no INSS e pedir uma cobertura, que pode ser parcial ou total, dependendo da extensão da sua invalidez. Seguradoras também oferecem planos completos com serviços assistenciais.
Quais as coberturas de invalidez por doença?
No caso específico de doenças, existem muitas condições de saúde que podem provocar invalidez, seja parcial ou total. A seguir, confira uma explicação básica sobre algumas doenças que dão direito a esse benefício.
Acidente Vascular Encefálico Agudo
Basicamente, essa é uma doença grave, causada por uma mudança no fluxo de sangue que percorre o cérebro do indivíduo. Nesse sentido, é comum que as pessoas não consigam mais exercer suas atividades como antes, inclusive precisando da ajuda de terceiros.
Cegueira
Uma infinidade de trabalhos requer pessoas com uma boa visão. Para quem é motorista, por exemplo, e sofrer uma cegueira, é possível obter a cobertura por invalidez.
O diabetes é uma doença que, se não for tratada, pode levar o indivíduo a desenvolver cegueira parcial ou até total.
Doença de Parkinson
Um dos principais motivos do Parkinson ser uma doença que causa invalidez é porque ela é degenerativa e progressiva. Ou seja, tende a piorar com o passar do tempo, causando um grau severo de incapacidade ao trabalho e demais atividades corriqueiras do indivíduo.
Como garantir mais bem-estar e qualidade de vida?
Nunca sabemos exatamente o que vai acontecer amanhã. Por isso, se preparar é sempre a melhor alternativa, considerando não apenas a própria saúde, mas também a sustentação financeira da família.
Por exemplo, quando se está no auge da vida pessoal e profissional, é comum essas preocupações não serem tão grandes. Contudo, elas são bastante pertinentes, dando mais segurança e tranquilidade para lidar com situações difíceis, caso aconteçam.
Além disso, quanto mais jovem se faz um seguro, menores serão os valores a pagar. Isso acontece porque o risco de invalidez por doença tende a ser menor no início, aumentando de forma progressiva, dependendo também dos hábitos de vida da pessoa.
Como funciona o seguro de vida de invalidez por doença?
Ao se fazer um seguro de vida, é possível que haja uma cobertura relacionada à invalidez por doença. Logo, caso o titular do contrato tenha alguma condição de saúde no futuro, ele terá direito a uma indenização.
Na prática, se a pessoa tem alguma invalidez por doença, ela pode receber o benefício ainda em vida. A empresa de seguros faz uma análise da situação e dá um parecer favorável ao pagamento de um valor que cubra as despesas desse indivíduo ou de sua família.
Talvez um ponto que pode causar dúvidas é em relação ao seguro por doenças graves. Este é acionado com base em uma lista de doenças cuja seguradora pode indenizar o cliente e beneficiário para pagar despesas médicas e hospitalares, por exemplo. Contudo, o valor pode ser usado como quiser.
No entanto, não é igual ao seguro de invalidez por doença, pois pode ser acionado independentemente se a pessoa tem capacidade ou não para o trabalho.
Um ponto bastante favorável à contratação do seguro de invalidez por doença é a sua flexibilidade. Em outras palavras, o contrato tende a refletir de modo fiel a sua realidade, sem aqueles itens adicionais nem a ausência de condições que podem ser relevantes em cada caso. Isso implica também em um seguro mais barato e vantajoso.
Quando o indivíduo é acometido de invalidez permanente, ele ou a família podem entrar em contato com a seguradora.
Assim, inicia-se o processo de liberação do benefício, que também ocorre mediante a um laudo médico oficial. Normalmente, o prazo para a conclusão da solicitação e do recebimento da indenização é de 30 dias.
Como escolher o melhor seguro de invalidez por doença?
Uma das possibilidades de contratação pela MAG Seguros é a invalidez com majoração. Basicamente, esse plano é indicado para quem deseja a indenização de uma única vez, caso tenha se tornado inválido parcial ou total, em decorrência de acidente ou doença.
Um exemplo de majoração que pode se enquadrar na invalidez por doença é a perda da visão de um dos olhos. Existe um seguro de vida por invalidez mais específico, chamado IFPD, ou Invalidez Permanente Funcional por Doença.
A invalidez por doença, como visto ao longo do artigo, pode pegar as pessoas desprevenidas. Por isso, contratar um seguro é tão importante, pois ele vai ser acionado caso seja preciso, de modo a dar proteção financeira ao titular e aos seus beneficiários.
Gostou deste conteúdo? Então aproveite para conhecer as melhores coberturas do Brasil e escolha seu seguro de vida!