Resgate de previdência privada, você já pensou em fazer? Veja o porquê é importante avaliar antes de tomar essa decisão e conheça as vantagens e desvantagens.
Mesmo que você se planeje a longo prazo, imprevistos podem acontecer e interromper esses planos. Para quem ainda não sabe, a previdência privada é um produto voltado para um tempo mais longo, mas se você sentir a necessidade de realizar o resgate, o que acontece?
Em geral, é possível fazer o resgate do seu plano na maioria das situações. No entanto, é importante estar ciente de algumas condições que variam de acordo com o tipo de plano e a tributação. E como o ditado diz: “não há almoço grátis”, ao resgatar o capital do seu plano de previdência privada, podem ocorrer alguns impactos.
Quer realmente saber quais são as vantagens e desvantagens ao realizar o resgate da previdência? Acompanhe o artigo com a gente!
Aqui, você vai ler:
- É possível fazer o resgate da previdência privada?
- Afinal, tem vantagem fazer o resgate da previdência privada?
- Se eu tiver que realizar o resgate antecipado, tem como evitar o impacto?
Continue a leitura agora
É possível fazer o resgate da previdência privada?
Como já adiantamos no início do artigo, é possível fazer o resgate, mas vai depender das condições e características estipuladas para esse processo. Antes de mais nada, é válido consultar o seu contrato atual e tirar as dúvidas com a empresa responsável.
Geralmente, há um período de carência que precisa ser observado, geralmente de 60 dias ou mais. Depois desse período, basta esperar um pouco após começar a contribuir e então você poderá fazer o resgate.
Entretanto, é importante ressaltar que esta decisão raramente traz vantagens, pois o capital é destinado a investimentos de longo prazo.
Para realizar o resgate, é necessário ter uma mentalidade empreendedora e possuir uma reserva de emergência ou outros investimentos para retirar o dinheiro sem incorrer em perdas.
Afinal, tem vantagem fazer o resgate da previdência privada?
Neste caso, a resposta é negativa. Os custos associados à antecipação do resgate da previdência privada são substanciais e tornam essa operação inviável. Portanto, é aconselhável considerar outras alternativas e tomar essa decisão somente quando for realmente necessária.
Dessa forma, você evitará incorrer em taxas adicionais e perderá o benefício tributário oferecido por este produto. Em outras palavras, será necessário pagar mais Imposto de Renda (IR), o que resultará em perdas financeiras ao realizar essa transação.
Se eu tiver que realizar o resgate antecipado, tem como evitar o impacto?
Se você realmente tiver que realizar o saque da previdência privada, existem algumas opções onde possamos reduzir o impacto sob a rentabilidade e o patrimônio. O portal de notícias InfoMoney alega a realização de um planejamento eficaz para não ter arrependimentos, confira agora:
O primeiro deles, é que se você não estiver satisfeito com a rentabilidade, lembre-se de que não é necessário resgatar o plano para mudar de investimento.
Os fundos nos quais os recursos da previdência privada são aplicados podem ser trocados por outros sem que o investidor precise retirar o dinheiro.
Ao realizar essa mudança sem efetuar o resgate, é possível evitar o pagamento do Imposto de Renda. Além disso, é possível transferir o plano para outra instituição sem necessidade de resgate, utilizando a portabilidade da previdência privada.
Já a segunda alternativa, é que se você estiver com falta de dinheiro e a previdência privada for o único recurso disponível, evite fazer grandes resgates para minimizar os efeitos da cobrança do Imposto de Renda.
Se planeje para sacar apenas o valor necessário para cobrir despesas nos próximos dois meses. Vale ressaltar que existe um período de carência na previdência privada, o que significa que só é possível realizar resgates a cada 60 dias.
Veja como melhor administrar o dinheiro de sua previdência privada
Como você já pode perceber, não existe uma vantagem bem definida a respeito do resgate da previdência, de acordo com pesquisas, o que recomendamos é que você crie outras reservas de emergências para que retire o capital em caso de imprevistos.
Além disso, nós podemos te ajudar, saiba como administrar o dinheiro da sua previdência privada com o nosso e-book gratuito. Baixe agora!