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Como receber seguro de vida de falecido?

Jornadas da Vida - Benefício Seguro Por Jornadas da Vida – Benefício Seguro
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ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 22/05/2024 | Atualizado em 20/05/2024

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Uma dúvida muito comum é: como receber seguro de vida de falecido? Afinal, muitas vezes o titular de um seguro não informa esse fato aos beneficiários.

Entendemos que ninguém gosta de falar sobre fatalidade, não é mesmo? No entanto, ao lidar com o óbito de uma pessoa estimada, essa e outras dúvidas podem surgir, ainda que seja um momento delicado.

Neste artigo, vamos entender como receber seguro de vida de falecido, passo a passo. Portanto, continue acompanhando para tirar suas dúvidas!

Como saber se a pessoa tinha um seguro de vida?

O primeiro passo para responder a essa pergunta é procurar, entre os documentos do falecido, algum contrato ou apólice de seguros.

Procurar os bancos nos quais a pessoa tinha contas também é importante para ter acesso aos extratos. Afinal, eles podem conter comprovações de pagamento referentes a um seguro de vida.

Se o titular trabalhava, entre em contato com o RH da empresa para visualizar seus contracheques, que também podem conter informações sobre a existência de um seguro.

Você ainda pode fazer uma pesquisa online, junto aos órgãos ligados ao setor de seguros: Superintendência de Seguros Privados (Susep) e Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNseg).

Com o nome e o CPF do falecido em mãos, é possível saber se houve a contratação de alguma seguradora.

Como receber seguro de vida de falecido e quem tem direito?

Ao contrário do que muitos imaginam, os beneficiários de uma apólice de seguro de vida não precisam ter vínculos consanguíneos com o titular, e têm como receber seguro de vida de falecido.

A relação de quem terá direito a receber o valor do seguro fica a critério do contratante, que pode, inclusive, escolher doar para instituições de caridade.

Portanto, os beneficiários podem ser os herdeiros necessários (descendentes, ascendentes e cônjuge), pessoas que não são parentes, organizações e até todas as opções juntas, caso seja a vontade do contratante. Tudo vai depender do que estiver descrito no contrato.

No entanto, o mais comum é que o valor seja destinado a pessoas que mantiveram vínculo afetivo com o falecido. Isso porque os seguros de vida com cobertura para morte (natural ou acidental) têm o objetivo de garantir proteção financeira a pessoas queridas.

Então, após verificar se existe um contrato de seguro, é preciso saber se o seu nome está entre os beneficiários e assim, acionar o recebimento, entrando em contato com a seguradora.

É importante reunir documentos como comprovantes de residência, certidões de nascimento ou casamento, declaração de união estável, dentre outros.

Como solicitar o benefício do seguro de vida na MAG Seguros?

Como receber seguro de vida de falecido na MAG Seguros?

Entender como receber seguro de vida de falecido na MAG Seguros é simples. Basta acessar o site para solicitar o resgate do benefício. A plataforma é bem intuitiva e fácil de usar, conforme explicado abaixo:

Entre os benefícios que você deseja habilitar, selecione “óbito acidental” ou “óbito natural”. Clique em “prosseguir” e anexe os documentos solicitados.

Após o preenchimento de todos os formulários, aguarde a validação do seu processo. Você pode, inclusive, acompanhar o status da sua solicitação sempre que quiser.

Veja alguns documentos solicitados pela plataforma.

Morte natural

  • Preenchimento do formulário de habilitação.
  • Cópia do comprovante de residência com emissão feita em até três meses.
  • Certidão de casamento ou união estável.
  • Beneficiários cujos pais estejam ausentes precisam apresentar termo de tutela e também RG e CPF do curador.
  • Beneficiários declarados incapazes precisam apresentar cópia do RG e do CPF do curador.
  • Cópia de domicílio bancário, nos casos em que o beneficiário seja empreendedor.
  • Formulário de informações tributárias para os casos de obrigações fiscais em outros países.
  • Certidão de óbito do falecido.

Morte acidental

  • Preenchimento do formulário de Aviso de Sinistro de Seguro de Acidentes Pessoais.
  • Preenchimento do formulário de habilitação.
  • Comprovante de residência com emissão feita em até três meses.
  • Certidão de casamento ou de união estável.
  • Cópia do Boletim de Ocorrência Policial ou o Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT).
  • Cópia da CNH do falecido, caso a morte tenha ocorrido por meio de um acidente de trânsito.
  • Cópia do laudo do exame cadavérico; cópia do laudo do exame toxicológico e teor alcoólico, em caso de veículo dirigido pelo segurado.

Saber como receber seguro de vida de falecido é importante, e cabe ao titular preparar os beneficiários para este momento.

Afinal, o seguro de vida foi criado para amparar financeiramente as pessoas que amamos. Mas administrar os benefícios de um seguro é tão importante quanto o benefício em si.

Por exemplo, acompanhar os reajustes das apólices evita surpresas, já que o pagamento pode mudar, de acordo com os indexadores descritos no contrato.

Entender bem as suas obrigações como segurado e os deveres da seguradora também auxilia o beneficiário nas horas mais difíceis, lembrando que este é justamente o objetivo do titular.

Confira mais detalhes de como administrar os benefícios do seu seguro de vida para garantir o melhor a quem você ama.