Muitas pessoas associam o seguro de vida exclusivamente ao sinistro a que ele está associado, que é a morte do segurado. Mas é importante frisar que existem vários tipos de seguros para usar em vida.
Além de oferecerem proteção financeira em caso de morte, muitos seguros podem ser uma forma de se proteger financeiramente em caso de imprevistos relacionados a uma doença ou a um acidente, por exemplo.
Contudo, é importante avaliar as opções de seguros disponíveis e escolher aquele que melhor se adequa às suas necessidades e objetivos de vida.
Por isso, neste texto, vamos abordar cinco tipos de seguros para usar em vida, cada um com suas particularidades e benefícios. Acompanhe a leitura e saiba mais!
1. Diárias por incapacidade temporária (DIT) é ideal para autônomos
O seguro DIT, também conhecido como diárias por incapacidade temporária, oferece proteção financeira em caso de invalidez temporária decorrente de acidentes ou doenças.
Esse tipo de seguro é especialmente importante para os trabalhadores que dependem da sua capacidade de trabalho para sustentar a sua família e manter o seu padrão de vida. Como é o caso de autônomos.
Em geral, o valor desse benefício é proporcional ao seu salário, de acordo com o escolhido no momento da contratação do seguro. Em alguns casos, a cobertura pode incluir despesas médicas e hospitalares decorrentes do acidente ou da doença que causou a invalidez.
Para que o segurado possa receber o benefício, é necessário que a invalidez seja comprovada por meio de exames médicos e laudos periciais. Em geral, a pessoa precisa estar afastada do trabalho por um período mínimo de tempo para poder acionar o seguro.
É importante lembrar que a cobertura pode variar de acordo com as condições estabelecidas no contrato, por isso, é fundamental ler com atenção todas as cláusulas e condições antes de fazer a contratação.
2. Seguro de invalidez permanente dá segurança contra imprevistos
O seguro de invalidez permanente oferece proteção financeira em caso de invalidez permanente, que pode ser total ou parcial, decorrente de acidentes ou doenças.
A invalidez permanente é aquela que impede o segurado de exercer as suas atividades laborais de forma definitiva ou por um período superior a dois anos.
Em geral, esse é um seguro para usar em vida que prevê o pagamento de uma indenização ao segurado em caso de incapacidade para o trabalho. O valor pode ser fixo ou proporcional ao valor da cobertura, e é definido no momento da contratação. Em alguns casos, a cobertura pode incluir despesas médicas e hospitalares decorrentes do acidente ou da doença que causou a invalidez.
Assim como no caso anterior, para que o beneficiário possa receber a indenização do seguro de invalidez permanente, é necessário que essa condição seja comprovada por meio de laudos periciais e exames médicos.
3. Seguro de vida resgatável: receba parte do valor do prêmio
O seguro de vida resgatável é uma opção oferecida por algumas seguradoras que permite ao beneficiário receber parte ou todo o valor da apólice antes do término do contrato ou da morte do segurado.
Ao fazer a contratação, o segurado pode escolher o período de tempo em que deseja manter o seguro, que, geralmente, varia de 10 a 30 anos. Durante esse período, ele paga um prêmio mensal à seguradora, que garante o pagamento ao beneficiário em caso de morte do segurado.
No entanto, se o segurado optar pelo resgate em vida, ele poderá receber uma parte ou todo o valor acumulado na apólice antes do término do contrato ou da sua morte. Esse valor de resgate é definido no momento da contratação do seguro e pode variar de acordo com as condições estabelecidas no contrato. Contudo, em geral, ele é proporcional ao valor acumulado na apólice até o momento do resgate.
É importante lembrar que o resgate em vida pode afetar o valor do benefício em caso de morte do segurado. Se ele optar por resgatar todo o valor acumulado na apólice, o beneficiário não receberá nenhum dinheiro no caso da sua morte.
Portanto, é fundamental avaliar cuidadosamente as opções disponíveis, a fim de tomar a melhor decisão possível tanto para o segurado quanto para os seus beneficiários.
4. Doenças Graves é um dos principais seguros para usar em vida
Já o seguro doenças graves é aquele que cobre o diagnóstico de uma das enfermidades cobertas pelo plano. Contudo, vale mencionar que são muitas as opções.
Dependendo da seguradora que você escolher, o pagamento é feito independentemente do estágio da doença. Portanto, é um ponto importante para observar na hora de contratar.
Geralmente, esse seguro engloba doenças comuns, como por exemplo câncer e Alzheimer. Sendo assim, é uma excelente forma de proteção financeira, inclusive para quem tem plano de saúde.
Afinal, há muitos gastos em um tratamento de saúde, como por exemplo com remédios, fisioterapias e deslocamento. Alguns não inclusos no plano, gerando despesas e prejudicando o orçamento familiar.
5. Seguro cirurgias ajuda em momentos difíceis
Agora, já pensou ter que passar por uma cirurgia e, por isso, ficar um tempo sem trabalhar, ou precisar arcar com despesas relacionadas à saúde?
Esse é um imprevisto que também pode ser sanado por meio de seguros para usar em vida. Afinal, há um produto chamado seguro cirurgias, que inclui diversos procedimentos cobertos para trazer mais tranquilidade nessas situações.
Como vimos, são vários os seguros para usar em vida pelo segurado e/ou seus beneficiários e que podem trazer mais tranquilidade para você e a sua família no dia a dia.
Por isso, vale a pena entrar em contato com a MAG Seguros para adquirir os produtos mais compatíveis com as suas necessidades!