Uma dúvida muito comum é: como receber seguro de vida de falecido? Afinal, muitas vezes o titular de um seguro não informa esse fato aos beneficiários.
Entendemos que ninguém gosta de falar sobre fatalidade, não é mesmo? No entanto, ao lidar com o óbito de uma pessoa estimada, essa e outras dúvidas podem surgir, ainda que seja um momento delicado.
Neste artigo, vamos entender como receber seguro de vida de falecido, passo a passo. Portanto, continue acompanhando para tirar suas dúvidas!
Como saber se a pessoa tinha um seguro de vida?
O primeiro passo para responder a essa pergunta é procurar, entre os documentos do falecido, algum contrato ou apólice de seguros.
Procurar os bancos nos quais a pessoa tinha contas também é importante para ter acesso aos extratos. Afinal, eles podem conter comprovações de pagamento referentes a um seguro de vida.
Se o titular trabalhava, entre em contato com o RH da empresa para visualizar seus contracheques, que também podem conter informações sobre a existência de um seguro.
Você ainda pode fazer uma pesquisa online, junto aos órgãos ligados ao setor de seguros: Superintendência de Seguros Privados (Susep) e Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNseg).
Com o nome e o CPF do falecido em mãos, é possível saber se houve a contratação de alguma seguradora.
Como receber seguro de vida de falecido e quem tem direito?
Ao contrário do que muitos imaginam, os beneficiários de uma apólice de seguro de vida não precisam ter vínculos consanguíneos com o titular, e têm como receber seguro de vida de falecido.
A relação de quem terá direito a receber o valor do seguro fica a critério do contratante, que pode, inclusive, escolher doar para instituições de caridade.
Portanto, os beneficiários podem ser os herdeiros necessários (descendentes, ascendentes e cônjuge), pessoas que não são parentes, organizações e até todas as opções juntas, caso seja a vontade do contratante. Tudo vai depender do que estiver descrito no contrato.
No entanto, o mais comum é que o valor seja destinado a pessoas que mantiveram vínculo afetivo com o falecido. Isso porque os seguros de vida com cobertura para morte (natural ou acidental) têm o objetivo de garantir proteção financeira a pessoas queridas.
Então, após verificar se existe um contrato de seguro, é preciso saber se o seu nome está entre os beneficiários e assim, acionar o recebimento, entrando em contato com a seguradora.
É importante reunir documentos como comprovantes de residência, certidões de nascimento ou casamento, declaração de união estável, dentre outros.
Como solicitar o benefício do seguro de vida na MAG Seguros?
Entender como receber seguro de vida de falecido na MAG Seguros é simples. Basta acessar o site para solicitar o resgate do benefício. A plataforma é bem intuitiva e fácil de usar, conforme explicado abaixo:
Entre os benefícios que você deseja habilitar, selecione “óbito acidental” ou “óbito natural”. Clique em “prosseguir” e anexe os documentos solicitados.
Após o preenchimento de todos os formulários, aguarde a validação do seu processo. Você pode, inclusive, acompanhar o status da sua solicitação sempre que quiser.
Veja alguns documentos solicitados pela plataforma.
Morte natural
- Preenchimento do formulário de habilitação.
- Cópia do comprovante de residência com emissão feita em até três meses.
- Certidão de casamento ou união estável.
- Beneficiários cujos pais estejam ausentes precisam apresentar termo de tutela e também RG e CPF do curador.
- Beneficiários declarados incapazes precisam apresentar cópia do RG e do CPF do curador.
- Cópia de domicílio bancário, nos casos em que o beneficiário seja empreendedor.
- Formulário de informações tributárias para os casos de obrigações fiscais em outros países.
- Certidão de óbito do falecido.
Morte acidental
- Preenchimento do formulário de Aviso de Sinistro de Seguro de Acidentes Pessoais.
- Preenchimento do formulário de habilitação.
- Comprovante de residência com emissão feita em até três meses.
- Certidão de casamento ou de união estável.
- Cópia do Boletim de Ocorrência Policial ou o Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT).
- Cópia da CNH do falecido, caso a morte tenha ocorrido por meio de um acidente de trânsito.
- Cópia do laudo do exame cadavérico; cópia do laudo do exame toxicológico e teor alcoólico, em caso de veículo dirigido pelo segurado.
Saber como receber seguro de vida de falecido é importante, e cabe ao titular preparar os beneficiários para este momento.
Afinal, o seguro de vida foi criado para amparar financeiramente as pessoas que amamos. Mas administrar os benefícios de um seguro é tão importante quanto o benefício em si.
Por exemplo, acompanhar os reajustes das apólices evita surpresas, já que o pagamento pode mudar, de acordo com os indexadores descritos no contrato.
Entender bem as suas obrigações como segurado e os deveres da seguradora também auxilia o beneficiário nas horas mais difíceis, lembrando que este é justamente o objetivo do titular.
Confira mais detalhes de como administrar os benefícios do seu seguro de vida para garantir o melhor a quem você ama.