Não tem como evitar que crianças e adolescentes tenham contato com a tecnologia. Afinal, as novas gerações nasceram em um mundo tecnológico e digital. É por isso que muitos pais ficam se perguntando: “como monitorar o celular do meu filho para garantir que ele esteja realmente seguro enquanto navega?”
Essa é uma preocupação muito válida, já que a internet tem diversas armadilhas e perigos, e os mais jovens nem sempre conhecem ou sabem reconhecê-los. Por isso, é fundamental manter um diálogo aberto sobre os conteúdos acessados e o comportamento adequado para evitar riscos.
Mesmo assim, vale adotar algumas medidas para evitar que crianças e adolescentes consumam conteúdos impróprios ou acabem caindo em golpes. Deseja saber como fazer isso? Continue acompanhando este conteúdo.
Recorra aos ajustes de segurança do aparelho
Antes de se perguntar como monitorar o celular do meu filho, é preciso deixar o aparelho em condições para uma criança usar. Afinal, não podemos liberar o dispositivo com todas as funcionalidades abertas como se fosse para um adulto, pois ele pode ser visto como um brinquedo tecnológico pelas crianças.
É importante acessar as configurações do aparelho para que ele esteja voltado para o uso de crianças — isso inclui o acesso a sites com conteúdos adultos. Mas existem outros ajustes que podem ser feitos.
É o caso de colocar senha para entrar em determinadas configurações, bloquear URLs específicas e até limitar o tempo de uso dos aplicativos. Assim, é possível evitar que os pequenos fiquem tempo demais no celular.

Instale aplicativos de monitoramento
Se você pesquisar na internet “como monitorar o celular do meu filho”, vai encontrar diversas sugestões de aplicativos específicos para esse fim. Cada um deles apresenta funcionalidades diferentes.
Então, antes de escolher um, é interessante pensar em que tipo de proteção você deseja oferecer para a criança, e assim fazer a instalação do aplicativo mais adequado. Veja a seguir algumas das principais alternativas disponíveis.
Google Family Link
É um aplicativo que permite até cinco responsáveis monitorarem o mesmo telefone. Gera relatórios sobre o tempo de uso, compras e localização. Além de ocultar aplicativos, bloquear o dispositivo e limitar o tempo de uso da tela.
AppBlock
É instalado somente no aparelho que a criança utiliza. Esse aplicativo bloqueia fotos, vídeos, chamadas, aplicativos e downloads. Esses bloqueios podem ser ativados em horários específicos ou dias predeterminados.
uMobix
É um aplicativo espião que permite monitorar mensagens de texto, chamadas e atividades nas redes sociais. Também registra o histórico de navegação, bloqueia aplicativos e emite alertas quando são utilizadas palavras-chave inapropriadas.
mSpy
Mais um aplicativo espião que permite monitorar todas as atividades realizadas pela criança no celular. Você terá acesso ao WhatsApp, ao Messenger, mensagem de texto e redes sociais. Também conseguirá monitorar o acesso a sites, aplicativos, o compartilhamento de arquivos e conteúdos, assim como chamadas feitas e recebidas.
As opções não terminam aqui, já que você também pode fazer a instalação de outros aplicativos, como:
Prefira roteadores Wi-Fi com bloqueadores
Essa não é exatamente uma estratégia para monitorar o celular do seu filho, mas pode ajudar a garantir a segurança dele. Existem aparelhos roteadores que já vêm com bloqueadores de acesso incluídos.
É possível fazer um controle para impedir que os aparelhos conectados àquela rede acessem determinados sites. Isso evita que as crianças entrem em conteúdos inapropriados e, sempre que houver essa tentativa, haverá um aviso de bloqueio no aparelho.
Esclarecemos suas dúvidas sobre como monitorar o celular do meu filho? Muitos pensam que isso é invasão de privacidade, mas são medidas que os pais e responsáveis podem e devem adotar para proteger os mais jovens. Afinal, nem sempre eles conseguem fazer isso sozinhos e podem acabar se tornando presas fáceis da internet.
Não se esqueça de que também vale conversar com a criança para que ela saiba cuidar de si mesma. Veja neste outro conteúdo como desenvolver a autonomia dos pequenos.