As famílias que têm crianças precisam se organizar para que a rotina dos pais seja compatível com as necessidades das crianças. Depois que os pequenos crescem um pouco, é comum que os responsáveis comecem a pensar em colocá-los na escola. A partir disso, uma dúvida que muitos pais fazem é: quando colocar o meu filho na escola?
Se você também está buscando resposta para essa pergunta, este post é para você! Confira a seguir tudo sobre esse assunto e tome a melhor decisão para a sua família!
Quando colocar o filho na escola?
O momento ideal para colocar os filhos na escola varia conforme as necessidades e as possibilidades de cada família. Algumas conseguem se planejar para que um dos responsáveis ou algum familiar fique com a criança durante o dia. Outras não têm essa “rede de apoio” e precisam da escola para poder voltar a trabalhar.
Por esse motivo, a resposta para essa questão é muito individual. Se os pais precisam trabalhar e nenhum dos dois pode abrir mão de seus empregos, assim que a licença maternidade ou paternidade chega ao fim, é preciso buscar alternativas para que a criança seja assistida e cuidada. Nesses casos a escola costuma ser uma ótima opção.
O que a lei diz sobre colocar a criança na escola?
A lei nos diz que, até os quatro anos de idade, a família pode escolher se a criança vai ou não frequentar a escola. Desde 2013 a obrigatoriedade é destinada a todas que têm quatro anos completos ou que fazem quatro anos até 31 de março. Antes disso, mais precisamente de 1996 até 2013, a idade era de 6 anos.
Qual a importância da escola na primeira infância?
A Constituição Federal garante o direito à educação a todas as crianças do país. A importância de frequentar a escola na primeira infância é a oportunidade de se ter um desenvolvimento completo, tanto cognitivo quanto motor e, principalmente, social.
O que avaliar em relação às necessidades da criança?
Agora que você já conhece a legislação, chegou o momento de entender o que precisa ser avaliado em relação às necessidades da criança, quando a escola for escolhida. Acompanhe.
Metodologia
O primeiro item é a metodologia que a escola segue. Atualmente, existem muitas correntes de ensino. Confira o que dizem algumas delas e veja com qual você se identifica mais. Dessa forma, você pode escolher uma escola que se aproxima mais com o que acredita.
Porte
Outra informação importante que diferencia muitas escolas é o porte. Algumas famílias preferem instituições pequenas. Já outras acham positivo as escolas serem maiores, uma vez que isso permite que a criança tenha mais espaço e contato com uma variedade maior de pessoas.
Ciclos educacionais ou séries
Os ciclos educacionais dizem respeito a como a escola se organiza. A maioria utiliza séries, que têm a duração de um ano.
Algumas instituições, entretanto, preferem usar ciclos, também conhecidos como educação continuada. Eles normalmente têm uma duração maior do que a de um ano, e não preveem a repetição, mas sim, a recuperação de conteúdos sempre que necessário.
A fase escolar é uma das etapas mais importantes da vida das crianças. É lá que elas aprendem a conviver em sociedade, fazem amizades e se desenvolvem.
A idade que cada criança começará na escola depende muito das necessidades e da organização de cada família. Por isso, a resposta para a pergunta “quando colocar meu filho na escola” é individual e precisa ser considerada em conjunto pelos pais.
E então, gostou deste nosso post? Agora que você encontrou respostas para o seu questionamento sobre quando colocar seu filho na escola, que tal conferir outros artigos relacionados? Assine a nossa newsletter para não perder nada!