Nem sempre os adultos sabem o que fazer quando a criança não quer ir à escola. Afinal, é preciso despertar motivação nela, mas sem fazer com que se sinta obrigada ou coagida, já que isso pode aumentar a recusa.
Portanto, é importante adotar uma abordagem equilibrada. Inclusive, para compreender o que está acontecendo, a fim de que a situação possa ser trabalhada de uma forma mais bem direcionada. Assim, as chances de você acertar são maiores e o problema poderá ser resolvido sem grandes complicações.
Como sabemos que lidar com isso é um desafio, fizemos uma lista com dicas estratégicas para serem adotadas quando a criança não quer ir à escola. Continue lendo e veja o que você pode fazer para mudar essa realidade.
Entenda os motivos
Se o pequeno disse que não quer ir à escola, existe alguma razão para isso. O primeiro passo é entender os motivos ou possíveis medos que fazem a criança ver o ambiente escolar de forma negativa.
Pode ser, por exemplo:
- Dificuldade de aprendizagem;
- Bullying;
- Ansiedade social;
- Mudanças na escola;
- Problemas no trajeto da casa para a escola;
- Situações negativas durante o recreio.
Se a criança tiver medo de andar de transporte escolar, por exemplo, e for à escola dessa forma, ainda que lá esteja tudo bem, ela pode não querer ir por causa da ansiedade durante o trajeto.
Crie uma imagem positiva para a escola
Pode acontecer de a criança associar a escola a algo chato. Afinal, ela poderia estar em casa brincando, vendo televisão ou jogando videogame. É preciso trabalhar a imagem do ambiente escolar para que ele se torne positivo.
É importante que a criança veja que aquele é um ambiente de aprendizado, descoberta, crescimento, para fazer amigos e para brincar nos momentos certos. Mesmo assim, se não funcionar, vale não liberar eletrônicos ou outros itens que a criança gosta, para que ela não tenha essa diversão em casa quando deveria estar na escola.
Estimule o hábito de estudar
Muitas vezes, os estudos são associados a algo cansativo e enfadonho. Então, quando a criança não quer ir à escola, o adulto pode transformar o processo de aprendizado em algo mais interessante e prazeroso.
Estimule a descoberta e o aprendizado em casa desde os primeiros anos do pequeno para que ele adquira esse hábito. Também vale mostrar como aquilo que aprendeu na escola pode ser aplicado no dia a dia, para perceber que tudo o que está acontecendo lá é muito válido.
Participe da vida escolar
Procure participar da vida escolar e interagir com a criança perguntando a ela:
- Como foi na escola;
- O que aprendeu;
- Se aconteceu algo interessante;
- Se está tendo alguma dificuldade para aprender;
- Se fez um novo amigo ou brincou de algo diferente.
Enfim, demonstre interesse por tudo aquilo que está acontecendo. Elogie quando houver avanços, mesmo que pequenos, e sempre incentive a evolução. Assim a criança vai perceber que a escola oferece algo que pode ser compartilhado em casa com as pessoas que ela ama.
Escute o pequeno
Quando a criança não quer ir à escola, também é muito importante escutar o que ela tem a dizer. Pergunte:
- Como está se sentindo e o que sente quando está na escola;
- Se gosta ou não de lá;
- Se existe algo ou alguém incomodando;
- O que está diminuindo a vontade de ir à escola;
- Se existe algo que possa ser feito para ajudar.
Não se esqueça de que quando a criança não quer ir à escola, o ideal é adotar uma abordagem mais tranquila. Evite castigar e forçar o pequeno a fazer o que não quer sem antes conversar com ele para saber o que está acontecendo. Afinal, pode ser algo que realmente precisa de atenção e providências.
Para complementar sua leitura, veja o nosso artigo que fala sobre como desenvolver a autonomia nas crianças!