Se você quer saber o que precisa para casar no civil, chegou ao post certo!
Por aqui, sempre preparamos artigos para ajudar você a se planejar para o futuro e cuidar das pessoas que você ama. Por isso, hoje, vamos explicar como dar entrada no casamento civil, quais são os documentos necessários, qual é o prazo, entre outras questões. Quer saber mais? Continue a leitura!
Por que casar no civil?
O casamento civil é importante para oficializar o seu amor como seu parceiro ou parceira.
Imagine o cenário em que a pessoa que você ama é hospitalizada por algum motivo e a equipe médica não pode prestar informações para você, pois vocês “não são família”. O casamento é uma forma de evitar esse tipo de situação.
Ao casar no civil, você pode incluir a pessoa como dependente no plano de saúde, declarar o imposto de renda conjuntamente, ter direito à herança, receber benefícios do INSS em nome um do outro, entre tantos outros benefícios.
Contudo, há alguns tipos de casamento civil: no cartório, na igreja (religioso com efeito civil), mudança de união estável e em diligência (fora do cartório).
O que precisa para casar no civil?
No cartório, se o casal for solteiro, é preciso apresentar o documento de identificação, CPF e certidão de nascimento original.
Já no caso de divorciados, além dos documentos citados acima, o casal precisa providenciar a certidão de casamento anterior para provar o registro do divórcio. Bem como a cópia da sentença ou escritura pública de divórcio.
Em caso de viuvez
No entanto, no caso de noivos viúvos, é preciso do documento de identificação, CPF, certidão de nascimento original, certidão do primeiro casamento e certidão de óbito do ex-parceiro ou parceira.
Portanto, recapitulando, para casar no civil, os noivos precisam apresentar:
- documento de identificação;
- CPF;
- certidão de nascimento original;
- em caso de divórcio, certidão de casamento anterior e cópia da escritura público do divórcio;
- em caso de viuvez, certidão de casamento anterior e certidão de óbito do cônjuge falecido.
Além disso, se a pessoa falecida deixou herança, também é necessário apresentar a certidão de inventário e de partilha dos bens.
Como dar entrada no casamento civil?
Para casar no civil, reúna toda a documentação necessária, vá até o cartório de registro civil mais próxima da sua residência e leve duas testemunhas.
Após isso, basta apresentar os documentos, pagar a taxa do registro (ou apresentar atestado de pobreza para conseguir isenção da taxa) e marcar a data do casório.
Edital de proclamas
Também será necessário preencher formulários com os dados do casal e nome das testemunhas. Na sequência, ocorre a publicação no edital de proclamas, tornando o ato público.
Depois disso, é só comparecer no dia agendado com as testemunhas e padrinhos. O juiz de paz vai celebrar o casamento e vocês vão assinar os termos do casamento civil. Então, a certidão do casamento civil é entregue e pronto: vocês estão casados!
Prazo para casamento
Agora que você já sabe o que precisa para casar no civil, vale ressaltar que o casamento deve ser agendado com, no mínimo, cinco dias de antecedência. O prazo máximo é 90 dias. Na verdade, esse aspecto vai depender da agenda do cartório.
Se você chegou até aqui, parabéns! Está no caminho certo para ter o casamento dos sonhos. Para ajudar você nessa missão, baixe o nosso material exclusivo com dicas valiosas: como organizar um casamento em 10 passos!