Os especialistas recomendam que as mulheres prefiram engravidar até os 35 anos de idade porque essa é a sua melhor fase fértil. Mas você saberia dizer qual a melhor idade para o homem ter filhos?
Esse assunto nem sempre é debatido, mas não tem como negar que o organismo masculino também envelhece, e isso pode atrapalhar a fertilidade. Então, preparamos este conteúdo para falar um pouco sobre o assunto. Nele, você vai entender se realmente existe a idade ideal para ter filhos, o que pode interferir na fertilidade masculina e como prolongar esse período de maior fertilidade do homem.
Boa leitura!
Existe uma idade ideal para o homem ter filhos?
Para responder qual é a melhor idade para o homem ter filhos, é preciso pensar em dois aspectos. Um deles se relaciona ao período da vida, e o outro diz respeito à maturidade do organismo masculino.
No primeiro caso, é difícil estabelecer a idade ideal porque isso vai depender do julgamento que cada um tem da sua própria realidade. Existem fatores envolvidos, como o desejo da paternidade, a estabilidade financeira e emocional, as demais realizações pessoais e assim por diante.
Então, vai depender de cada um definir se já está pronto ou não para ser pai. Mas quando se trata do organismo, assim como acontece com as mulheres, existe sim um período mais adequado.
A partir dos 40 anos de idade, torna-se gradualmente mais difícil para o homem ter filhos. De toda forma, o organismo masculino pode permanecer fértil até os 50 anos de idade ou mais.
O que pode interferir na fertilidade masculina?
Essa definição sobre a melhor idade para o homem ter filhos existe porque, como mencionado, o organismo também sofre o processo de envelhecimento. Com o tempo, a qualidade do sêmen tende a ficar menor.
A motilidade dos espermatozoides, assim como sua morfologia, sofre alterações com o envelhecimento do homem. Assim, pode ser cada vez mais difícil para essa célula fertilizar o óvulo.
É preciso considerar, ainda, que a partir dos 40 anos de idade os níveis de testosterona podem começar a reduzir. Isso interfere na libido masculina e pode trazer dificuldades para manter uma vida sexual regular.
Mais um fator que tende a prejudicar a fertilidade do homem é o uso de medicações. Os problemas de saúde costumam surgir com o avanço da idade, logo, o tratamento pode prejudicar o planejamento familiar.
Como prolongar o período de maior fertilidade do homem?
Independentemente da idade, é mais fácil para o homem saudável ter filhos. Sendo assim, é possível prolongar a fertilidade masculina investindo em medidas que aumentem a qualidade de vida.
A prática regular de exercícios físicos, por exemplo, mantém o equilíbrio do organismo e contribui para a produção de hormônios. Também é fundamental para a saúde do sistema circulatório, que vai interferir na saúde sexual do homem.
A alimentação equilibrada é outro ponto importante porque o corpo do homem precisa estar nutrido e dentro de um peso saudável, para não comprometer a saúde dos espermatozoides.
Cuidar da saúde como um todo é mais um fator essencial. Como você viu, os medicamentos podem comprometer a fertilidade do homem. Então, é preciso evitar que as doenças aconteçam, como no caso do diabetes, da hipertensão e dos problemas cardiovasculares.
Para complementar, é interessante evitar hábitos nocivos, como o excesso de bebidas alcoólicas e o tabagismo. Dessa forma, é possível reduzir o estresse oxidativo no organismo, preservando a saúde celular por mais tempo.
Cada um pode decidir qual a melhor idade para o homem ter filhos, mas não podemos esquecer que o organismo masculino também envelhece, isso influencia a fertilidade, assim como outros fatores. Então, para quem deseja viver a paternidade, vale se planejar, inclusive pensando nos cuidados com a saúde.
Gostou de aprender sobre este assunto? Então compartilhe nas redes sociais para que outras pessoas aprendam também!