Entender como lidar com criança autista é fundamental para pais, responsáveis, professores e outras pessoas que convivem com um ou mais desses pequenos. Isso tanto em casa quanto no ambiente escolar, para que a criança se sinta acolhida e valorizada.
Para ajudar nesse propósito, separamos uma pequena lista de atitudes que ajudam no convívio com crianças que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA). Confira!
Observe como ela se expressa e adapte a sua comunicação
A comunicação é um dos principais fatores de cuidado com uma criança autista, pois ela tende a ser sensível a esse aspecto. Por exemplo, ela é capaz de ter preferências para contatar e interagir com outras pessoas.
Saber lidar com essa questão, inclusive, pode ser vital para solucionar dificuldades de aprendizagem do pequeno. Sendo assim, veja algumas dicas para melhorar a comunicação com a criança atípica:
➡️ Module a intensidade e o tom de voz para facilitar a compreensão de sentimentos, emoções e significados;
➡️ Empregue expressões curtas, simples e de fácil captação, especialmente para os mais pequenos;
➡️ Tenha cuidado ao usar expressões ambíguas, irônicas e muito abstratas. Isso porque algumas crianças atípicas podem não entendê-las bem ou, ainda, relacioná-las a significados literais quando, na verdade, tratarem-se de significados metafóricos;
➡️ Tente manter uma conversa direta e objetiva, explicando calmamente o que for dito, palavra por palavra. Por exemplo, novos pedidos, informações novas, tarefas que ela precisa realizar etc;
➡️ Combine gestos e movimentações de boca, olhos e corpo em geral para melhorar a comunicação;
➡️ Converse sobre temas que agradam o (a) pequeno (a);
➡️ Observe quais palavras ou conteúdos causam desgosto à criança, fazendo com que ela os evite. Depois, investigue para saber o que podem significar para ela;
➡️ Crianças autistas tendem a ser hipersensíveis, portanto, tenha cuidado com toques, abraços, expressões ditas em tom elevado e gritos;
➡️ Pergunte por qual meio a criança prefere se comunicar. Alguns pequenos podem gostar mais de conversar oralmente enquanto outros de escrever, gesticular ou algum tipo de comunicação não verbal;
➡️ Comunique-se por essa forma e, com o tempo, tente conversar por outros meios de comunicação à medida que ela se torna mais receptiva a eles;
➡️ E por fim, tenha paciência, pois pode demorar um pouco para a comunicação se tornar mais fluída e contínua devido à condição da criança.
Utilize recursos para despertar a sua atenção
É possível usar recursos físicos e visuais para estimular a realização de atividades pela criança autista. Desse modo, tornando mais agradável para ela a convivência no ambiente escolar ou em certos cômodos da casa.
Por exemplo, ao disponibilizar brinquedos que ela goste nesses espaços, especialmente aqueles que estimulem a imaginação e aspectos sensoriais. Nesse caso, algumas sugestões são imagens de paisagens, figuras, brinquedos lúdicos, entre outros. Inclusive, alguns podem ajudar na contação de histórias.
Dá ainda para espalhar almofadas e travesseiros, cadeiras e sofás, tapetes coloridos e outros itens por alguns locais em um “circuito motor infantil”. Depois, basta pedir para a criança se movimentar por eles subindo e descendo, saltando e escalando, engatinhando, etc.
Em suma, o importante é ela interagir com tais itens para aprimorar habilidades físicas, pois esse tipo de atividade tem o intuito de otimizar o desenvolvimento neuromotor.
Dá para pesquisar mais dicas sobre como lidar com criança autista que envolvam outros elementos sensoriais, passando a integrá-los, caso possível, com as sugestões aqui passadas.
Organize uma rotina participativa
Para que a criança se sinta integrada e envolvida nas atividades da casa, organize uma rotina participativa. Nesse caso, é importante solicitar a ela que realize atividades como organizar e guardar os seus brinquedos, limpar objetos de uso cotidiano, montar a mesa do almoço, etc.
Em cada atividade, explique o que é preciso fazer e por que isso é importante. Dê instruções claras e simples, como “coloque os pratos sobre a mesa” ou “abra a tampa da caixa para colocar brinquedos nela”.
Aliás, dica extra: use caixas transparentes para os itens da criança, pois ela poderá manter contato visual constante com eles. Isso ajuda manter o interesse nos brinquedos.
A rotina precisa ser bem organizada e previsível, para que a criança autista se acostume a ela e consiga melhorar cada vez que repetir ações. Desse modo, você contribui para a redução de ansiedade, estresse e sobrecarga emocional ou sensorial nela.
Você pode aproveitar para fomentar bons hábitos de sono no pequeno, além de incluir atividades saudáveis nessa rotina, como a prática de determinados exercícios. Em cada ação, lembre de ser gentil e paciente com o pequeno, para que ele se sinta mais acolhido e integrado ao dia a dia da família.
Se medidas especiais não forem empregadas, a criança atípica pode ter o seu desenvolvimento comprometido em certos campos. Por exemplo, na socialização com coleguinhas, no desempenho acadêmico em algumas áreas, na comunicação, etc.
Portanto, é essencial pesquisar e entender como lidar com criança autista para um bom convívio com esses pequenos no dia a dia. Isso tanto em família quanto na escola.
Aliás, confira agora um guia com dicas para acompanhar o desenvolvimento infantil de uma criança e verificar se ela está evoluindo no tempo certo!