A família que tem uma criança atípica precisa se organizar para fornecer um ambiente saudável e que estimule o seu desenvolvimento. Isso porque ela pode ter desafios diferentes em relação a outras crianças, como dificuldades de aprendizagem, de interação social ou de comunicação.
A seguir, separamos três dicas para lidar com alguns desafios que a criança atípica pode apresentar. Confira!
1. Identificar as necessidades da criança atípica
Crianças atípicas podem apresentar necessidades em diferentes campos, os quais afetam direta ou indiretamente o seu aprendizado. Por isso, é importante observar atentamente o pequeno para identificar quais as suas principais dificuldades.
Isso pode ser feito durante atividades físicas, em momentos de interação com colegas de aula, em passeios, durante horários de estudo em casa, etc. Para facilitar a análise, você pode considerar os seguintes tipos de necessidades:
- Sensoriais — Certas dificuldades de audição e fala, por exemplo, podem afetar a compreensão de conteúdos e a resolução de dúvidas;
- Físicas — Problemas de postura, de movimentação, de permanecer em certas posições, etc. podem atrapalhar a realização de atividades, como esportes, exercícios e brincadeiras;
- Emocionais — Dificuldades de lidar com emoções são capazes de ocasionar conflitos do pequeno com seus coleguinhas, bem como episódios de raiva, choro, isolamento, etc;
- Sociais — Diferenças comportamentais ou dificuldades de comunicação e interação social podem prejudicar a realização de atividades com colegas, trabalhos grupais, entre outros;
- Acadêmicas — Aqui temos problemas em áreas específicas, como em matemática ou em leitura.
Vale destacar que uma criança atípica também pode manifestar talentos ou habilidades em outras áreas. Identificá-los e estimulá-los pode ajudar ela a se sentir melhor consigo mesma, além de servir de motivação no dia a dia.
2. Verificar se a escola conta com profissionais capacitados
É importante adotar critérios na hora de escolher a escola para o seu filho, especialmente se ele apresenta desenvolvimento atípico. Por exemplo, veja se há uma boa flexibilidade para adaptar o currículo escolar conforme as principais necessidades da criança. Verifique também se há um quadro diversificado de profissionais na escola, incluindo especialistas em áreas de saúde.
Dessa forma, cada criança poderá receber o suporte adequado enquanto recebe o acompanhamento de profissionais que podem observar diferentes aspectos de seu desenvolvimento.
3. Inserir recursos e instrumentos pedagógicos nas aulas
É indicado empregar instrumentos e recursos físicos nas aulas, a fim de auxiliar a criança atípica em suas atividades. Por exemplo, se ela apresentar dificuldades de manter a postura ereta, o uso de colete postural é uma solução.
Além disso, uso de projetor de slides, apresentação de vídeos em telões e brinquedos lúdicos são capazes de captar a atenção daqueles pequenos que têm maior dificuldade de concentração.
Vale ressaltar que uma sala de aula pode ter diferentes crianças atípicas. Em outras palavras, uma pode apresentar Transtorno do Espectro Autista (TEA), outra ter Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e uma terceira ser portadora de Síndrome de Down. Portanto, cada uma terá necessidades específicas que precisarão de certa flexibilidade para serem trabalhadas.
Os pais ou responsáveis por uma criança atípica que se informam dos coleguinhas dela também pode estimulá-la em casa a interagir com eles, levando em consideração as suas necessidades. Além de ela ser acolhida e ter um desenvolvimento acompanhado, ela também poderá contribuir se relacionando e ajudando os seus coleguinhas.
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