A idade chega para todos. Lidar com a passagem do tempo é algo que nos será imposto porque faz parte da vida! Mas é óbvio que, no percurso natural, nossos pais chegam nessa etapa bem antes de nós. E então? De quem é a obrigação de cuidar dos pais idosos?
Esse é um tema muito delicado e que, por si só, já acompanha uma palavra muito forte: obrigação. Será que somos obrigados a fazer isso? E como lidar com essa situação?
Pensando nessa dúvida, desenvolvemos uma postagem que pode ajudar nessa reflexão. E então, vamos bater um papo?
Somos obrigados a cuidar dos pais idosos?
Como mencionado, “obrigação” é uma palavra muito forte, que nem sempre pode ter o sentido certo. Afinal, ninguém é obrigado a nada. Mas será que devemos dar esse apoio? Há quem sinta esse desejo ou quem se veja responsável por ser o único filho, por exemplo.
Mas a resposta depende de muitos fatores. As relações familiares são diferentes. Há histórias e histórias, e cada uma delas pode influenciar muito no julgamento moral feito por diferentes pessoas em contextos também diversos.
Mas não estamos aqui para isso. Só você poderá saber se é adequado ajudar financeiramente os seus pais na terceira idade ou, até mesmo, se ocupar dos cuidados integrais de ambos (ou de um deles).
No entanto, tenha em mente que isso exige muita responsabilidade e que é o caminho natural de muitas famílias, fazendo com que seja parte da vida de bastante gente.
O que fazer quando não há essa possibilidade?
Caso você não tenha a disponibilidade de cuidar de pais idosos, não precisa deixá-los desamparados. Ainda assim, é possível ajudá-los com a inclusão deles em projetos específicos, como as casas de repouso e outros tipos de instituições do gênero.
Vou cuidar dos meus pais idosos! O que fazer?
Tomou a decisão? Ótimo! Agora, confira algumas dicas do que pode ser feito para que esse momento seja mais simples.
Conheça os seus direitos e deveres
O primeiro passo é entender bem quais são os direitos do idoso e, claro, os deveres de quem se responsabiliza por eles.
Tire um tempo para entender qual é o seu lugar em tudo isso e garantir que os seus pais estejam devidamente amparados pela lei, com moradia digna, medicamentos gratuitos e, até mesmo, um adicional na aposentadoria para pagar por um cuidador ou ajudar financeiramente a família (o auxílio-cuidador).
Organize a casa
Outra dica é garantir que a sua casa esteja “protegida” de acidentes. Eles ainda podem acontecer, mas uma boa infraestrutura faz com que esse risco caia consideravelmente. Por meio de mudanças simples, como a instalação de um piso antiderrapante ou de suportes no banheiro, o espaço já fica bem mais seguro.
Busque ajuda
Você não está sozinho! Então, não deixe de buscar a ajuda de profissionais que possam auxiliar nesse momento. Cuidadores qualificados são uma ótima pedida para aliviar um pouco as obrigações que você pode vir a ter e oferecer um cuidado mais personalizado às necessidades dos seus pais.
Contrate um seguro
Outra opção para resguardar tanto os seus pais quanto você mesmo é investir na contratação de um seguro de vida. Há algumas opções destinadas exclusivamente para os idosos, com cobertura para alguns tipos de doenças e, até mesmo, acidentes, que são comuns de acontecer nessa fase da vida. Vale a pena conferir!
Como podemos ver, a obrigação de cuidar dos pais idosos é um tema delicado, que vai depender de uma série de fatores. Faça uma escolha consciente e sempre busque o melhor para todos os envolvidos.
Aproveite para entender também como escolher um seguro de vida para idosos!