Idoso triste: como identificar e amenizar
Ao entrar na terceira idade, as pessoas podem experimentar um aumento na frequência de sentimentos de tristeza. Há diversos fatores que influenciam nessa condição, como a diminuição das interações sociais, problemas de saúde crônicos, redução da capacidade física e cognitiva e a sensação de inutilidade. Diante disso, é fundamental saber identificar o idoso triste, para evitar que a situação se agrave.
Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, a depressão no Brasil é mais comum entre idosos de 60 e 64 anos, apresentando um percentual de 13,2% de diagnósticos nessa faixa etária. A família tem um papel de extrema importância para impedir que a tristeza durante o envelhecimento se converta em uma doença.
Quer saber como cuidar da saúde mental dos seus pais? Neste post, vamos abordar dicas essenciais para reconhecer quando eles não estão bem e o que fazer para amenizar esse quadro. Confira!
Quais sãos principais sintomas de tristeza em idosos?
Quando estão tristes, os idosos podem apresentar diversos sintomas, tanto físicos quanto comportamentais, aos quais as pessoas que fazem parte da sua convivência devem se atentar. Acompanhe, a seguir, quais as principais manifestações para ficar de olho.
Expressão facial triste ou abatida
Se os seus pais não estão bem mentalmente, você poderá perceber isso pela expressão em seus rostos, que se torna triste ou abatida. Geralmente, eles aparentam estar mais fechados e desanimados do que o habitual.
Alterações no sono
Em muitos casos, a tristeza interfere no padrão de sono do idoso, o que pode incluir insônia, dificuldade para dormir ou acordar várias vezes durante a noite. O contrário também pode acontecer, fazendo com que ele passe muitas horas dormindo, principalmente ao longo do dia.
Perda de apetite
O idoso não quer comer nem a sua comida preferida? A perda do apetite é um dos sinais mais relevantes de tristeza e requer atenção, uma vez que pode afetar a saúde física do indivíduo, que já é mais fragilizada devido à idade, causando desnutrição, anemia e até mesmo disfunções cardíacas.
Desinteresse em atividades
As atividades que antes proporcionavam prazer e diversão acabam e tornando totalmente desinteressantes. Portanto, os seus pais podem perder o interesse em realizar hobbies pelos quais eram apaixonados, participar de eventos sociais e em conversar e conviver com pessoas próximas.
Sentimento de desesperança
Quanto mais melancólico o idoso estiver, maior será o seu descontentamento com o mundo ao seu redor. Por isso, tende a demonstrar um sentimento de desesperança em relação ao seu futuro, acompanhado de uma sensação de desamparo nas circunstâncias da vida. Frases como ‘’não tenho mais vontade de continuar’’ ou ‘’ninguém se importa comigo’’, se tornam comum no seu dia a dia.
Como amenizar a tristeza em idosos?
Durante o processo de envelhecimento dos pais, os filhos se tornam a sua principal rede de apoio. Assim, se você identificou que o idoso da sua casa está triste recentemente, a ponto de modificar os seus comportamentos e hábitos, é necessário tomar algumas medidas para amenizar o problema. Veja, abaixo, o que fazer.
Escute o que eles têm a dizer
Uma das principais queixas de quem está na terceira idade é a solidão. Sendo assim, que tal reservar um tempo do seu dia para conversar com eles? Procure ouvir atentamente o que seus genitores têm a dizer e demonstre interesse por seus assuntos.
Pergunte como estão, se disponha a ouvir as preocupações deles, sem pressa, nem julgamentos. Apenas o ato de desabafar já faz muito bem para o idoso.
Ofereça companhia
Por mais que a pessoa queira se isolar por estar triste, isso não é saudável. Ofereça a sua companhia sempre que possível. Uma ideia interessante é criar uma rotina com atividades que possam ser feitas em conjunto, como caminhar, cozinhar, assistir filmes ou passear aos finais de semana.
Promova um ambiente familiar acolhedor
Muitos idosos se sentem inúteis por não trabalharem mais e terem a sua capacidade física limitada para realizar as suas tarefas, principalmente quando moram na casa dos filhos.
Promover um ambiente familiar acolhedor e empático é imprescindível para aliviar esse sentimento. De maneira que ele se sinta compreendido, amado e valorizado, condições que ajudam a integrá-lo ao seu lar.
Saber com lidar com idoso triste contribui para uma relação de confiança e o fortalecimento dos laços familiares. Demonstrar todo o seu afeto por seus pais e incentivá-los a praticar atividade físicas e sociais, é uma das melhores iniciativas para proporcionar a eles conforto e segurança. Ademais, se a tristeza persistir, é recomendado encorajá-los a buscar ajuda médica e o tratamento psicológico adequado.
Quer ajudar os seus pais a lidar melhor com a velhice? Veja o que é a psicologia do envelhecimento!