Longevidade

Jogos para idoso: saiba como entreter pais e avós

O tédio costuma ser algo constante na terceira idade. Afinal, a rotina muda muito nessa fase da vida, e isso […]

21/11/20244 mins

Jogos para idoso: saiba como entreter pais e avós

O tédio costuma ser algo constante na terceira idade. Afinal, a rotina muda muito nessa fase da vida, e isso pode fazer com que os dias se tornem mais vazios. Porém, as horas vagas podem ser preenchidas com jogos para idosos.

Existem várias opções de entretenimento para a pessoa aproveitar sozinha ou para reunir a família toda e ter momentos de diversão. A segunda opção é a melhor, já que permite o idoso tenha convivência com as pessoas que ama e não se sinta sozinho nem abandonado.

Então, vale juntar todo mundo e reservar um tempo para estar com os pais ou avós, para dar risadas e criar boas memórias, além de manter a saúde física e mental deles.

Neste artigo, preparamos uma lista com opções de jogos para vocês escolherem. Confira!

Jogo da memória

É interessante que os jogos para idosos sejam escolhidos pensando também nos benefícios que podem trazer. O jogo da memória é uma ótima alternativa porque estimula as funções cognitivas, auxiliando a manter o cérebro ativo. É possível melhorar a atenção, o foco e, é claro, a memória!

Forca

Esse é um clássico que não precisa de nada mais do que papel e caneta para começar a diversão no dia a dia. O jogo da forca, também conhecido como hangman, pode ser praticado por duas ou mais pessoas. É uma excelente alternativa para estimular o raciocínio, a lógica e a atenção.

Dominó

Vale colocar o dominó na lista de jogos para idosos por se tratar de uma atividade bastante divertida e muito rica. Afinal, envolve sequências, contagem e números.

Sendo assim, o jogador vai desenvolver o raciocínio, o pensamento lógico, a memória, o foco, o autocontrole e a construção de estratégias. Uma verdadeira vitamina para as funções cognitivas!

Jogos de cartas

Essas são atividades que promovem os mesmos benefícios que o dominó. Sem falar que existem muitas opções de jogos que envolvem cartas e que podem ser praticados por uma pessoa ou por grandes grupos. Vale até fazer algumas apostas saudáveis, como balas, biscoitos ou feijões, só para ficar mais divertido.

Xadrez ou damas

Esses são dois jogos de tabuleiro que estimulam bastante a atividade cerebral. Isso porque existem várias regras que precisam ser seguidas, principalmente no xadrez, em que cada uma das peças se move de uma forma diferente.

Mas tanto o xadrez quanto as damas requerem estratégia para vencer o jogo. Logo, são opções de entretenimento que ajudam a estimular várias habilidades cognitivas.

Bingo

É claro que não poderíamos deixar o bingo de fora desta lista! Esse é um jogo muito divertido e um dos preferidos das pessoas ativas na terceira idade. Existe aquela emoção de esperar que a peça ideal seja cantada. A pessoa precisa prestar muita atenção no que está acontecendo e, ao mesmo tempo, em sua cartela.

Deve manter o foco e trabalhar a memória, já que precisa estar sempre atenta aos seus próprios números para gritar “bingo” antes que alguém faça isso. É um jogo interessante para reunir a família inteira durante um almoço ou em uma data especial. Vale até oferecer alguns prêmios simbólicos para ficar mais interessante.

Viu só como não faltam opções de jogos para idosos? Você nem sempre precisa investir em algo para passar um tempo de qualidade com os pais e os avós. Basta ter sensibilidade e querer fazer isso. Não se esqueça de que esse tempo é precioso e não volta mais.

Gostou das dicas? Aproveite para conferir neste outro conteúdo como identificar quando um idoso está triste e o que fazer para amenizar essa situação.

Gostou do conteúdo? Compartilhe: