Garantir proteção financeira é importante em todos os momentos, especialmente quando existe um maior risco de passar por situações que podem impactar o orçamento. Por isso, contar com um bom seguro de vida para os pais faz bastante diferença na tranquilidade financeira da família.
Afinal de contas, o seguro de vida consiste em um contrato que estabelece o pagamento de uma indenização ao beneficiário do seguro, caso alguma das situações previstas no documento ocorra. Isso inclui até mesmo o pagamento do seguro em vida ao próprio segurado. Tudo depende das condições definidas na apólice.
Neste post, trouxemos algumas informações para ajudar você a compreender melhor esse assunto. Acompanhe!
Quais são os tipos de apólices de seguro de vida?
Antes de encontrar o melhor seguro de vida para os pais, é importante conhecer os diferentes tipos de apólices possíveis para essa modalidade. A seguir, listamos as principais:
- individual ou coletiva — a apólice pode ser voltada para um único segurado ou para mais pessoas de uma só vez;
- seguro de vida resgatável — é o tipo de apólice que prevê a possibilidade de o segurado resgatar valores, como uma reserva financeira que pode ser acessada em caso de emergência;
- seguro de vida temporário — trata-se de um tipo de seguro que tem um prazo de vigência pré-determinado desde o início.
O que considerar ao escolher um seguro de vida para os pais?
De modo geral, a escolha de um seguro de vida deve levar em consideração fatores como as coberturas oferecidas pelo seguro, o valor previsto para indenização, os riscos excluídos e a despesa que a contratação representará no orçamento.
É interessante reservar um momento para analisar todas essas questões com calma, em casa, junto à família.
No caso do seguro de vida para os pais, no entanto, existe outro fator que pesa bastante: a idade. Isso porque, devido ao fato de que pessoas idosas naturalmente correm mais riscos, muitas seguradoras evitam oferecer produtos do tipo para quem tem mais de 65 anos. Enquanto outras oferecem planos especiais para idosos que tendem a custar mais caro.
Logo, é muito importante providenciar o seguro de vida o mais cedo possível. Além disso, o ideal é pesquisar bastante para encontrar a opção com o melhor custo-benefício.
É possível fazer a contratação em nome do idoso?
Caso haja interesse em obter o seguro de vida, é fundamental entender que a contratação desse tipo de seguro só pode ser feita pela própria pessoa que será a segurada. Portanto, essa decisão deve ser do idoso.
No entanto, é bastante natural que uma pessoa em idade mais avançada necessite de ajuda ao longo do processo, principalmente com a parte burocrática.
Desse jeito, a escolha de um seguro de vida para os pais pode ser feita de modo consciente e de acordo com as demandas do segurado. Independentemente da proteção escolhida, o idoso e seus beneficiários terão muito mais tranquilidade financeira para lidar com as adversidades.
Então, tirou as suas dúvidas sobre seguro de vida para os pais? Que tal continuar se informando? Assine a nossa newsletter e acompanhe as nossas publicações!