Casamento

Licença casamento: entenda como funciona

Você sabia que os casais que se unem em matrimônio têm direito a alguns dias de afastamento do trabalho? A […]

11/11/20244 mins

Licença casamento: entenda como funciona

Você sabia que os casais que se unem em matrimônio têm direito a alguns dias de afastamento do trabalho? A licença casamento é prevista por lei, mas muita gente acha que essa folga é uma gentileza ou um presente concedido pela empresa.

Para esclarecer de vez esse assunto, preparamos este conteúdo que explica mais a fundo o que é a licença casamento. Veja também quem tem direito a ela e como você pode aproveitar melhor os dias de descanso, boa leitura!

O que é a licença casamento?

Também conhecida como licença gala, trata-se de um direito que garante ao trabalhador três dias consecutivos de folga logo após o matrimônio. Ainda que essa licença caia em dias úteis, não há prejuízos para o salário do profissional.

Esse é um benefício assegurado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Portanto, o empregador não pode recusar ao colaborador a concessão da licença. Caso isso aconteça, o profissional pode ser indenizado em função dessa recusa.

Vale ressaltar que na licença casamento, o dia do matrimônio não deve ser contado. Além disso, o profissional terá folga nos dias seguintes e eles não podem ser divididos. Se, na empresa onde trabalha, não houver expediente nos finais de semana, então a folga começará a contar a partir da segunda-feira.

Quem tem direito a essa licença?

Qualquer casal, independentemente da sua orientação sexual, pode tirar a licença casamento. É interessante que ela seja solicitada com antecedência para que a empresa possa se organizar. Contudo, vale ressaltar que esse direito é concedido apenas para os casamentos realizados em cartório, conforme a legislação brasileira. Ou seja, o casamento civil.

No entanto, é possível negociar com a empresa para que os dias de descanso sejam usufruídos quando acontecer a cerimônia religiosa. Mas se houver apenas ela, sem o registro legal do casamento, o empregador não é obrigado a conceder a licença, já que a união precisa ser reconhecida pela legislação.

Outro detalhe é a conciliação entre a união e as férias. Caso o trabalhador decida fazer o casamento nesse período, ele já não terá mais direito à licença de casamento. Para aqueles que se divorciaram e se casaram mais uma vez, mesmo que tenham tirado o tempo de descanso na primeira união, continuam tendo direito à licença no segundo matrimônio.

Como aproveitar bem a licença casamento?

Para aproveitar da melhor forma a licença casamento, é interessante planejar a união para um momento mais conveniente em relação aos dias de trabalho. Por exemplo, se não houver expediente nos finais de semana, vale se casar numa sexta-feira. Assim, é possível aproveitar o sábado e o domingo, que já são de recesso, mais os três dias de licença na segunda, terça e quarta-feira.

Como não se trata de uma folga muito extensa, se o casal quiser organizar uma lua de mel, é melhor procurar por destinos mais próximos, a fim de não perder muito tempo na estrada. Quem não faz muita questão de festa pode aproveitar essas horas economizadas para sair da cerimônia direto para o lugar escolhido.

Porém, cabe dizer que não é preciso viajar para aproveitar a licença casamento. Também é muito válido planejar diferentes momentos a dois, como um dia no spa, jantares, passeios ao ar livre e até mesmo um cinema. O mais importante é que esses dias de folga sejam aproveitados para ficar junto da pessoa amada.

Não se esqueça de que a licença casamento é um direito concedido por lei para todos os trabalhadores. Sem falar que o benefício pode ser negociado com a empresa para o casal poder aproveitar da melhor forma. Então, deixe tudo acertado para que vocês consigam curtir ao máximo essa fase tão especial.

Já que falamos sobre lua de mel, aproveite para conferir alguns destinos nacionais bem interessantes para os casais desfrutarem momentos românticos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe: